2 Leia o texto com atenção e responda ao que se pede. A escravidão de africanos nas Américas consumiu cerca de 15 milhões ou mais de homens e mulheres arrancados de suas terras. [...] A participação do Brasil nessa trágica aventura foi enorme. Para o Brasil, estima-se que vieram perto de 40% dos escravos africanos. Aqui, não obstante o uso intensivo da mão de obra cativa indígena, foram os africanos e seus descendentes que constituiram a força de trabalho principal durante os mais de trezentos anos de escravidão. E a escra vidão penetrou cada um dos aspectos da vida brasileira. Além de movimentarem engenhos, fazendas, minas, cidades, plantações, fabricas, cozinhas e salões, os escravos da África e seus descendentes imprimiram marcas próprias sobre vários outros aspectos da cultura material e espiritual deste país, sua agricultura, culi nária, religião, língua, música, artes, arquitetura... a lista é longa e já estamos cansados de ouvi-la. João José Reis e Flávio dos Santos Gomes, Liberdade por um fio. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 9. a) Segundo o autor, quantos africanos escravizados foram trazidos para o Brasil? b) Copie a frase no qual o autor dá a entender que os africanos não vieram espontanea mente. c) O que é possível concluir sobre a contribuição dos africanos na formação do Brasil, com base no texto?
Respostas
respondido por:
1
A) Para o Brasil, estima-se que vieram perto de 40% dos escravos africanos, ou seja, aproximadamente 15 milhões segundo o autor.
B) A escravidão de africanos nas Américas consumiu cerca de 15 milhões ou mais de homens e mulheres arrancados de suas terras.
C) Os escravos pretos da África constituíram uma importante mão de obra, movimentando a economia brasileira e mundial. Foram de fundamental importância para o agronegócio da época, e também, foram responsáveis para introduzir mudanças significativas na culinária, na linguagem e na própria religião do Brasil.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás