Respostas
Com o fechamento de industrias da área de extração de matérias primas, e posteriormente, com os lockdowns afetando a cadeia de transporte de materiais, começou a ter um efeito borboleta no cenário industrial, a falta de insumos, problemas de transportes e por fim, a falta de mercadorias.
Durante a pandemia, os principais setores econômicos do planeta foram atingidos em uma escala mundial. Ao mesmo tempo, as pessoas não pararam de consumir, o que levou a escassez de alguns produtos específicos, levou ao aumento de preços e posteriormente a falta total do produto nas prateleiras mundo a fora.
Por exemplo, fabricas de carros tiveram que parar suas produções devido a falta de insumos básicos para produções de componentes eletrônicos. Entretanto, durante o fechamento das fabricas, as vendas de veículos não pararam. E quando as empresas voltaram a receber os insumos, os mesmos voltaram mais caros, pois, a velocidade da extração diminuiu e a demanda aumentou, além de problemas na logística. Com isso, o consumidor final notou um GIGANTESCO aumento nos veículos mesmo que não tivesse veículos novos a venda. Sendo assim, o que era para ser algo exclusivo de carros 0km se tornou praticamente de todos os veículos, já que havia uma falta e a demanda aumentou, os veículos usados também aumentaram de preços. Isso é o que chamo de efeito borboletas, uma borboleta bate as assas lá no outro lado do mundo e nós somos atingidos de tantas maneiras.