Huzita e Freitas (2018) indicam que, a qualquer momento, mudanças podem ocorrer em um software. Portanto, o gerenciamento de configurações deve envolver as atividades de: gerenciamento de mudanças, gerenciamento de versões, construção do sistema e gerenciamento de releases.
HUZITA, Elisa H.M.; FREITAS, Janaína A.F.. Tópicos Especiais em Engenharia de Software II. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. 232 p.
Com base nestas informações, apresente uma síntese para cada uma dessas atividades.
Respostas
Resposta:
Como as mudanças podem ocorrer a qualquer momento em um software, o gerenciamento de configurações envolve quatro atividades
1. Gerenciamento de Mudanças, envolve manter o acompanhamento das solicitações dos clientes e desenvolvedores por mudanças no software, definir os custos e o impacto de fazer tais mudanças, bem como decidir se e quando as mudanças devem ser implementadas.
2. Gerenciamento de Versões, envolve manter o acompanhamento de várias versões de componentes do sistema e assegurar que as mudanças nos componentes, realizadas por diferentes desenvolvedores, não interfiram uma nas outras.
3. Construção do Sistema, é o processo de montagem de componentes de programas, dados e bibliotecas e, em seguida, a compilação e ligação destes, para criar um sistema executável.
4. Gerenciamento de Releases, envolve a preparação de software para o release externo e manter o acompanhamento das versões de sistema que foram liberadas para uso do cliente.
Explicação: