UFSC 2017, com modificações)
Um físico atuante em renomado laboratório nacional resolveu dedicar-se exclusivamente a certa pesquisa experimental sobre a qual não havia qualquer conhecimento teórico anterior. Motivado apenas por sua criatividade e imaginação, queria verificar os efeitos de descargas elétricas no crescimento médio das árvores que havia no pátio da universidade. Seu experimento consistia na aplicação diária de duas descargas elétricas em um conjunto de três árvores. Após alguns meses, comparou o crescimento médio dessas árvores com o de outras que não haviam
recebido as descargas. Seus colegas do laboratório criticaram a continuidade da pesquisa e utilizaram o seguinte argumento:
A) A pesquisa não tinha validade científica alguma, já que não havia conhecimento teórico anterior sobre o assunto. B) O experimento só seria válido caso todas as árvores das universidades fossem objeto de investigação.
C) A criatividade e a imaginação, embora importantes para a produção de conhecimento, não justificam o início de uma pesquisa.
D) O método experimental não é adequado para a produção de conhecimento.
E) O experimento só seria válido caso fosse realizado com árvores da mesma espécie, todas recebendo as mesmas descargas elétricas.
Respostas
O método experimental é sim eficiente, a criatividade e a imaginação são motores importantes da ciência e o fato de que não existiam conhecimentos anteriores não é nenhum impeditivo para o experimento, o problema é o fato de que ele precisará de grupos de controle e dividir os grupos de árvores em espécies, além de que todas deverão receber as mesmas descargas (alternativa E).
Conhecimento anterior na ciência
A ciência, hoje em dia, é muito pautada em conhecimentos anteriores, aprofundados eles ou ramificando eles um pouco mais, mas inicialmente a ciência se iniciou sem conhecimentos prévios.
Venha estudar mais sobre o método científico
https://brainly.com.br/tarefa/2051986
#SPJ2
Resposta:
E) O experimento só seria válido caso fosse realizado com árvores da mesma espécie, todas recebendo as mesmas descargas elétricas.
Explicação: