A Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação objetiva das comunidades surdas do país, além de garantir a inclusão do ensino de Libras nos cursos de formação de educação especial, de fonoaudiologia e de magistério.
CARVALHO, Tereza Cristina de. Educação Inclusiva e Integração Social. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020.
Levando em consideração esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A partir da Lei Federal nº 10.436, é esperado que as políticas públicas educacionais caminhem no sentido de dar tratamento legal aos surdos como uma minoria linguística, uma vez que a língua portuguesa é majoritária no Brasil, assegurando-lhes o direito de acesso irrestrito ao ensino de Libras, e promovendo capacitação de profissionais da educação para atuarem no processo de ensino e aprendizagem de Libras.
PORQUE
II. Nas tentativas iniciais de educar o surdo, além da atenção dada à fala, a língua escrita também desempenhava papel fundamental. Os alfabetos digitais eram amplamente utilizados. Inventados pelos próprios professores, porque se argumentava que se o surdo não podia ouvir a língua falada, então ele podia lê-la com os olhos.
UZAN, A. J. S. A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – (LIBRAS) COMO LÍNGUA MATERNA NO CONTEXTO DA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL.XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba . Disponível em: .
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
wa.me/+558893768255?text=OI