• Matéria: História
  • Autor: soaresaurilene75
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia atentamente o poema abaixo: Dobre Peguei no meu coração E pu-lo na minha mão Olhei-o como quem olha Grãos de areia ou uma folha. Olhei-o pávido e absorto Como quem sabe estar morto; Com a alma só comovida Do sonho e pouco da vida. Autor: Fernando Pessoa O poema denota angústia, expressa sofrimentos. Relacionando esse sentimento humano ao campo das religiões podemos dizer que Alternativas Alternativa 1: o sofrimento é uma dimensão não relacionável ao fenômeno religioso. Alternativa 2: na ausência de grandes sofrimentos sociais, as religiões inexistiram na trajetória humana. Alternativa 3: os sofrimentos humanos, via as religiões, são problematizados, e, também ocorre de serem amenizados. Alternativa 4: entre os sofrimentos humanos, não explicativos ao fenômeno religioso ou da espiritualidade , temos a morte. Alternativa 5: o poema enfatiza a necessidade de aliviarmos nossos sofrimentos, e, pela adesão a alguma doutrina religiosa.

Respostas

respondido por: sldias02
2

Resposta:

Alternativa 3:

os sofrimentos humanos, via as religiões, são problematizados, e, também ocorre de serem amenizados.

Explicação:

É a unica com algum sentido

respondido por: heloisagoncalves745
0

Relacionando o sentimento de angústia e sofrimento descrito no poema Dobre de Fernando Pessoa ao campo das religiões, é possível dizer que os sofrimentos humanos, via as religiões, são problematizados e amenizados. A alternativa 3 está correta.

Sentimentos humanos e religiosidade

Sentimentalidades e religiosidade são termos relativos para muitas pessoas, pois muitos buscam abrigo e conforto em dogmas que prometem força e seriedade nas jornadas de dores e perdas inerentes à vida humana.

Metaforicamente, Fernando Pessoa diz que arrancou de si algo ruim e que analisou esse sentimento que nem mesmo parecia ter vida. Quando ele fala em grãos de areia se pode inferir que esse sentimento o rasgava por dentro.

É possível entender através dos aspectos religiosos, que o eu lirico tenha feito alguma oração, súplica e, assim, se viu liberto de algo pesado que estava abrigado em seu coração e mente.

Aprenda mais sobre religiosidade: https://brainly.com.br/tarefa/4185515

Anexos:
Perguntas similares