A partir do século XX, aconteceu no país um aceleramento do processo de universalização da educação escolar, com evidente ampliação do sistema escolar público. Analisando esse fenômeno, que está associado aos movimentos sociais que demandaram a escola gratuita, laica e obrigatória, no Brasil, podemos afirmar que:
a) A escola passou a fazer parte da vida social, estabelecendo as condições de inserção social, as condições de cidadania e a relação com o trabalho.
b) Esse movimentos pouco influenciaram na escola brasileira, que continuou somente restrita às camadas privilegiadas da sociedade.
c) Esse movimentos impactaram somente as escolas e os projetos educacionais relacionados às instituições confessionais que tiveram reduzidos drasticamente seus quadros de estudantes.
d) A escola pública foi criada no país, porém com evidentes características burguesas, voltada exclusivamente para a promoção da equidade social.
e) Os sistemas educacionais, associados ao Estado moderno, mantiveram-se, no Brasil, alheios aos direitos de gratuidade, laicidade e obrigaram apenas o cumprimento da educação da infância
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
c
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás