Respostas
março 12, 2011 por procidade
Nos grandes centros mundiais as intervenções urbanas ganham cada vez mais espaço, destaque e, acima de tudo, respeito. Estudos relacionados à revitalização urbana têm sido cada vez mais importantes para a compreensão da dinâmica espacial das cidades. Tais processos de reestruturação do espaço tornaram-se um desafio para o desenvolvimento da sociedade.
Hoje, intervenção urbana evolve um pouco da intensa energia comunitária que floresceu nos anos de chumbo. Os trabalhos de artistas contemporâneos, porém, buscam uma religação afetiva com os espaços degradados ou abandonados da cidade, com o que foi expulso ou esquecido na afirmação dos novos centros.
O estudo da natureza, predominantemente rural, abordam basicamente as ciências naturais como conteúdo a transmitir, e a sua principal função é mostrar os impactos decorrente das atividades humanas na natureza, para enfatizar os meios tecnológicos capazes de enfatizar os problemas ambientais como fruto de um desconhecimento dos princípios ecológicos. Tanner (1978)
Evidentemente, essa interpretação rompe frontalmente com a percepção ainda cristalizada por muitos educadores segundo os quais as causas dos impactos ambientais residem, entre outros fatores, na exploração demográfica, da agricultura intensiva e na crescente urbanização e industrialização, como tais fenômenos estivessem dissociados da visão de mundo industrial da sociedade na qual foram originados. Aguiar (1992)
Revitalizar os espaços urbanos tem trazido melhorias físicas aos espaços anteriormente abandonados ou subutilizados que causava até mesmo situações de risco dependendo das condições físicas que algumas áreas apresentavam, dado seu grau de abandono e poluição.
Portanto, num mundo globalizado em que estão inseridas as cidades, torna-se cada vez mais necessário buscar um diferencial que possam sustentar as mudanças econômicas e sociais das cidades, pois transformam lugares anteriormente abandonados e uma beleza sem igual.
Outra temática que vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas, políticas e sociais, são as qualidades ambientais urbana, pois discute conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade urbana.
Sendo assim, uma intervenção tem sempre um caráter crítico, seja do ponto de vista ideológico, político ou social, referindo-se a aspectos da vida nos grandes centros urbanos.
Autores: Raimundo, José das Crianças, Mayara e Janaildo