1)
A ação governamental no Estado Novo foi caracterizada por diretrizes para a formação de uma pretensa identidade brasileira, fator aglutinador em torno da ideia de configuração de uma nação única. Por todo o país, recursos variados foram utilizados na infiltração da ideologia pretendida.
SANTOS, Ademir Valdir. Educação e fascismo no Brasil: a formação escolar da infância e o Estado Novo (1937-1945). Revista Portuguesa de Educação, Braga (Portugal), v.25, n.1, pp. 137-163, 2012. Disponível em http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpe/v25n1/v25n1a07.pdf. Acesso em 24 fev 2019.
Durante o governo Vargas, na etapa do ‘Estado Novo’ (1937 – 1945), algumas datas importantes no calendário civil brasileiro foram sistematicamente exploradas pelo governo de modo a aumentar a adesão popular ao seu projeto político, dentre elas, destaca-se:
Alternativas:
a)
o dia da Consciência Negra, 20 de Novembro.
b)
o dia do Trabalho, 1º de Maio.
c)
o dia de N. S. Aparecida, 12 de Outubro.
d)
o dia das crianças, 12 de outubro.
e)
o dia da Revolução Constitucionalista, 9 de Julho.
2)
"A música popular brasileira sempre foi um poderoso aparato de produção de subjetividades. Várias características o explicam: entre elas, sua ligação com as camadas populares de onde surgiu, expressando seus problemas, suas necessidades, seus anseios; e também por ser uma representação não-passiva da realidade destas camadas".
NOVAES, José. Um episódio de produção de subjetividade no brasil de 1930: malandragem e estado novo. Psicologia em estudo, Maringá , v. 6, n. 1, p. 39-44, June 2001.
Disponível em http://www.scielo.br/pdf/pe/v6n1/v6n1a05.pdf. Acesso em 25 fev 2019.
Durante o ‘Estado Novo’, a vida cultural brasileira se enlaçou com o regime político, em função de sua atuação severa sobre os meios de comunicação social e sobre os espaços culturais.
Neste sentido, é correto afirmar que o regime apoiou diretamente (mediante financiamentos e censura) um gênero musical compreendido como ‘essência’ da realidade social brasileira que corresponde ao
Alternativas:
a)
Vaneirão Gaúcho.
b)
Chamamé.
c)
Baião.
d)
Forró.
e)
Samba.
3)
A historiografia se empenhou, durante muito tempo, em destacar os efeitos de uma publicidade via meios de comunicação de massa na fragilização de nossas instituições democráticas - apesar de alguns estudos terem demonstrado, nos últimos anos, que os sujeitos são capazes de reelaborar seus conteúdos. Em ambos os casos, os anos em que Getúlio Vargas esteve na Presidência da República são apontados como o momento em que tal recurso foi intensamente empregado, uma das razões que teriam colocado sérios obstáculos ao desenvolvimento da cidadania. Tal abordagem contribuiu muito para o estudo da história do Brasil republicano.
QUELER, Jefferson José. “Oh! Gegê! vem nos salvar”: propaganda política popular (1945-1953). Tempo, Niterói , v. 21, n. 38, p. 131-150, Dec. 2015 . Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v21n38/1413-7704-tem-21-38-00131.pdf. Acesso em 24 fev 2019.
A ação do governo sobre a vida social da nação brasileira no âmbito do ‘Estado Novo’ (1937 a 1945) deve considerar a existência de um órgão focado no controle dos meios de informação e censura dos mesmos, alinhando a informação aos desejos do regime denominado
Alternativas:
a)
Departamento de Administração do Serviço Público (DASP).
b)
Delegacia de Ordem Pública e Social (DOPS).
c)
Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
d)
Ministério da Propaganda (MP).
e)
Destacamento de Operações Internas (DOI).
4)
Durante o regime de governo varguista, diferentes instituições foram organizadas a fim de manter o alinhamento político dos cidadãos e a segurança interna de acordo com as normas do regime, o que implicava em sucessivas ordens de prisão e repressão a grupos e movimentos dissidentes.
A instituição que, nesse sentido, funcionava como uma polícia política e que forneceu sustentação para o regime varguista durante o Estado Novo foi
Alternativas:
a)
o DEOPS - Delegacia de Ordem Política e Social.
b)
o DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda.
c)
o DASP - Departamento Administrativo do Serviço Público.
d)
a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho.
e)
a PM - Polícia Militar.
Respostas
respondido por:
4
Resposta: 1b 2e 3c 4a
Explicação:
corrigidos pelo ava
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás