Por que o calendário foi denominado “Perpétuo”?
2. O que foi feito para facilitar a compreensão do novo calendário?
3. É possível percebermos na imagem do calendário revolucionário francês, apresentada no seu livro
de História a influencia dos elementos da natureza? De qual forma?
4. Em sua opinião, por que a adoção de um novo calendário foi proposta durante a Revolução Francesa?
me ajudem
Respostas
Resposta:
2-Com o objetivo de alterar profundamente a organização social, foi criado o calendário da Revolução Francesa, um símbolo de uma nova era que se iniciava.
3-Com a instauração da República através da formação da Convenção Nacional em 20 de setembro de 1792 e, principalmente, depois da chegada dos jacobinos ao poder, em 2 de julho de 1793, a Revolução Francesa se radicalizou, buscando transformar completamente a sociedade francesa. Uma das medidas usadas para empreender essa transformação profunda foi a criação de um novo calendário, diferente do calendário gregoriano, símbolo do cristianismo e do Antigo Regime Monárquico que havia sido extinto. Ele foi adotado a partir de 1793, mas seu início marcaria a data de 22 de setembro de 1792, dia da instauração da República.
°Desde a constituição das primeiras sociedades e o surgimento das primeiras civilizações, observa-se a existência de uma intensa e nem sempre equilibrada relação entre sociedade e natureza. Essa relação diz respeito às formas pelas quais as ações humanas transformam o meio natural e utilizam-se deste para o seu desenvolvimento. Além do mais, diz respeito também à forma pela qual as composições naturais – seres vivos, relevo, clima e recursos naturais – interferem nas dinâmicas sociais.
4-Como o antigo calendário gregoriano tinha por base eventos cristãos, os revolucionários franceses pretenderam criar um novo calendário que representasse a visão de mundo da burguesia. Para isso seria necessário usar do racionalismo e eliminar as referências religiosas da marcação do tempo.