Respostas
Resposta:
Explicação:
Por ser um tema tão abordado nos últimos anos, é comum que muitos jovens e adolescentes se questionem o que é curso superior. Como os estudantes são constantemente cobrados para iniciarem essa etapa logo após conquistarem o certificado de conclusão do ensino médio, o ensino superior é rodeado de questionamentos. Aqui no E+B Educação já comentamos o que é o ensino superior e como diferenciar bacharelado, licenciatura e tecnólogo.
Curso superior
Os cursos do ensino superior são divididos em modalidades, cada uma com objetivos distintos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), esses são os tipos de curso superior da educação brasileira:
Cursos sequenciais: concedem certificado de ensino superior para quem cursa ao menos três disciplinas correlacionadas de um curso de graduação.
Graduação: essa é a mais conhecida modalidade de curso superior. Os cursos de graduação disponibilizam diploma de ensino superior para os estudantes que completam a sua formação. Além do diploma, o estudante recebe um título, que depende do curso escolhido. Confira:
Bacharelado: com duração entre quatro e seis anos, os cursos de graduação bacharelado preparam profissionais para conhecer diferentes segmentos de uma determinada área do conhecimento, por isso são cursos mais abrangentes.
Licenciatura: os cursos de licenciatura formam professores do ensino fundamental e médio. São similares ao bacharelado, mas contam com disciplinas pedagógicas, que proporcionam a preparação necessária para a prática docente.
Tecnólogo: o curso tecnólogo é graduação do ensino superior com um tempo de duração menor: em média, entre dois e três anos. Ao contrário do bacharelado, os cursos superiores de tecnologia são menos abrangentes e formam profissionais para desenvolverem funções específicas no mercado.