• Matéria: Saúde
  • Autor: adryquadrosdias
  • Perguntado 3 anos atrás

Cada sistema que forma o indivíduo é composto por inúmeras estruturas que interagem entre si, trabalhando para promover o equilíbrio (homeostase) e manter o funcionamento normal de cada órgão que forma o corpo humano. Quando algo atrapalha esse equilíbrio temos uma doença, também chamada de patologia, gerando uma disfunção que muitas vezes atrapalha na qualidade de vida do indivíduo acometido.

LIMA, S.G.P; COUTO, V.F. Dermatologia e Disfunções da Pele. Maringá: UniCesumar, 2020.


Sobre as patologias cutâneas responda:

1) A psoríase é uma patologia muito comum, que afeta pele, unhas e até articulações, é muito importante o profissional de saúde e bem-estar saber reconhecê-la. Qual (is) a (s) característica (s) de uma psoríase?

2) O melanoma é um dos vários tipos de cânceres de pele, e é essencial observar possíveis indícios de alerta para este tipo de câncer. Quais são os sinais que podem servir de alerta para uma hipercromia ser um possível melanoma?

3) O “unheiro” é uma queixa comum de muitas pessoas, apesar de ser associado a produtos químicos, muitas vezes, pode ser causado por fungos. Com base nisso, qual é a característica de uma unha com onicomicose?

4) “Os tratamentos alternativos oferecem uma nova chance de tratamento para a doença, dos quais se tornam eficazes diante da terapia usual, sendo que em alguns pacientes a terapia usual não tem nenhum efeito e já na terapia alternativa há avanço na melhora. A melhora do quadro clínico tem sido relatada após o uso de terapias alternativas” (de Oliveira França et.al., p. 6, 2021).

de Oliveira França, M. L., Vieira Lena, A., Nakamura, J., de Souza Bukoski, L., & de Souza Braga, L. Caracterização da psoríase e seu tratamento: uma revisão narrativa. SaBios-Revista de Saúde e Biologia, v. 16, n. 1, p. 1-13, 2021.


O texto acima relata sobre os tratamentos alternativos para a psoríase, aliás, esta é uma pergunta muito comum dos pacientes para nós profissionais de saúde e bem-estar. Sobre este assunto, leia o artigo de Oliveira França e colaboradores (2021)*, e escolha e cite abaixo duas terapias alternativas que você indicaria para seu paciente, relatando também os mecanismos dessas duas técnicas.
(*Artigo de Oliveira França e colaboradores (2021) intitulado de "Caracterização da psoríase e seu tratamento: uma revisão narrativa" está disponível no ambiente da disciplina​ na pasta MATERIAL DA DISCIPLIN​A, onde você poderá baixar).

Resposta


Anônimo: Oi, tudo bem? faço todo tipo de trabalhos e provas, se tiver interesse é só chamar nesse número ou colar esse link no navegador.
wa.me/+558893768255?text=OI

Respostas

respondido por: antoniopedro2284
1

1) Psoríase possui como características, manchas róseas ou avermelhadas contendo um aspecto escamoso na cor branca.

2) Mudança no formato, tamanho e coloração da mancha investigada.

3) Unhas espessas com coloração amarelada cheia de queratina, ou esbranquiçada, contendo ou não, uma película leitosa embaixo da unha

4) Entre os tratamentos alternativos do artigo, os dois escolhidos seria:

  • Fototerapia: através do mecanismo de ação anti-inflamatório provocado pelos raios UVB;
  • Ictioterapia: Uso de peixes específicos que farão a remoção das escamas das lesões do paciente.

Psoaríase, hipercromia, melanoma, onicomicose

1) Psoríase é uma doença inflamatória de característica autoimune que ainda não se sabe as causas que levam o desenvolvimento dela. As principais características apresentadas por um paciente que leva a um diagnóstico clínico de psoríase, são através das manchas, que são:

  • Roseas ou avermelhadas;
  • Cobertas por uma camada escamosa de coloração branca.

Ver imagem 1

2) Primeiro se faz necessário entendimento do que é uma hipercromia, que consiste em uma mancha que é resultado de uma dosagem desequilibrada de pigmentação, sendo causada por envelhecimento, alterações hormonais, alergias e outros.

Por conta das características da hipercromia, muitos pacientes a confundem com melanoma. Para descobrir se a região investigada se trata de um melanoma, se deve observar as seguintes características na mancha:

  • Simetria: Melanoma apresenta um formato assimétrico;
  • Extremidade: As extremidades são irregulares ou dentadas;
  • Coloração: A cor é totalmente não uniforme, podendo apresentar diferentes tons de preto, ou marrom;
  • Diâmetro: Maior que 6mm;
  • Transformação: Mancha muda de cor, tamanho e forma.

Ver imagem 2 (Melanoma)

3) Onicomicose, também conhecida como micose de unha, é uma condição que afeta e pode ser causada por fungos e produtos químicos que acabam deixando a unha com alguns aspectos bem característicos, como:

  • Espessura: Espesso causado por excesso de queratina;
  • Cor: Apresentando coloração amarelada ou esbranquiçada;
  • Aspecto: Deformado e quebradiço.

Em alguns casos, pode causar a formação de uma lâmina leitosa que fica abaixo da superfície da unha.

Ver imagem 3

4) Por se tratar de uma doença de causas desconhecidas, se torna difícil encontrar um tratamento exclusivo que seja altamente eficaz para todos. Por isso, métodos alternativos foram desenvolvidos visando atender pacientes que não conseguem resultados com a terapia usual.

Entre as terapias alternativas mais comuns que foram escolhidas a partir do artigo proposto, são:

  • Fototerapia: Sendo classificada como dois tipos UVA e UVB, esse tipo de terapia age atingindo a porção mais superficial, tornando possível o controle e a diminuição da área afetada por conta da ação anti-inflamatória, antiproliferativa e imunossupressora (Imagem 4).
  • Ictioterapia: De forma bastante peculiar, esse tipo de tratamento envolve um banho em uma banheira com peixes de água doce (Garra rufa) que ajudarão o paciente fazendo a remoção das escamas das lesões (Imagem 5).

Para aprender mais sobre psoríase e melanoma, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/51908128

https://brainly.com.br/tarefa/15078937

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares