Em ambientes de trabalho onde o alto rendimento e o trabalho em equipe são necessários, a colaboração de um indivíduo com o resto do grupo é ainda mais evidente. Nesse sentido, as “habilidades sociais” do indivíduo são relevantes, pois refletem sua capacidade de se adaptar a diferentes situações e demandas, além de influenciar o comportamento de outros e atuar de maneira cooperativa.
Sendo assim, pode-se afirmar que:
A. essas habilidades sociais, embora sejam importantes, se distanciam dos objetivos que produzem resultados organizacionais.
B. com um bom relacionamento social, os líderes podem exercer seu poder e coerção, centralizando decisões.
C. a soft skill relações interpessoais contribui para a ação do gestor frente ao comando da equipe, favorecendo a tomada de decisões.
D. desenvolver capacidades de adaptação, resiliência e flexibilidade a novas demandas contribui para a ineficiência do gestor ao decidir.
E. como as decisões apresentam efeitos individuais, são facultativas ao gestor no desenvolvimento de suas habilidades sociais.
Respostas
Resposta:
C.
a soft skill relações interpessoais contribui para a ação do gestor frente ao comando da equipe, favorecendo a tomada de decisões.
Explicação:
A partir da citação dos autores, percebe-se que se trata de uma soft skill hoje amplamente exigida do gestor contemporâneo: as relações interpessoais. Essa capacidade instrumentaliza o gestor a agir e tomar decisões que serão aceitas pelo grupo que lidera, aproximando-o dos objetivos da organização. As habilidades sociais ajudam a exercer a liderança de forma persuasiva e não coercitiva e compõem, junto com a flexibilidade, resiliência e capacidade de adaptação, ótimas ferramentas de apoio à decisão. As decisões tomadas pelo gestor, independentemente de serem individuais ou deliberadas com o grupo, afetarão sistemicamente a organização; logo, valer-se das habilidades sociais é imprescindível.