O desenvolvimento moral do ser humano inicia-se nas relações que ele estabelece com seu meio, desde o momento em que nasce. Essas relações são permeadas por valores, princípios e regras para o convívio coletivo. Na perspectiva piagetiana pode-se fazer menção a tendências morais no desenvolvimento da criança: desta forma, na educação infantil, primeira etapa da educação básica que tem como objetivo a formação integral de crianças de zero a cinco anos, ocorrem inúmeras situações que envolvem regras. No entanto, muitas vezes o professor faz intervenções que não favorecem o desenvolvimento moral com vistas à autonomia.
Desenvolvimento Moral: O Que A Educação Infantil Tem A Ver Com Isso? Disponível em: < https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/6642>. Acesso em: 25 jan. 2021.
Diante deste contexto, a professora Elizabeth Bório fez um estudo sobre a moral, com o objetivo de correlacionar a moral com a evolução do ser humano.
Com base nos estudos da professora Elizabeth Bório sobre a moral nossa de cada dia, analise as afirmações a seguir:
I. Em seu estudo, a professora Elizabeth Bório relata a etapa de Anomia (negação da lei), onde é aquela que o ser humano apresenta um comportamento puramente instintivo, se orientando pelo prazer ou pela dor.
II. Conforme professora Elizabeth Bório, a etapa da Autonomia é quando na fase adulta, o ser humano apresenta o comportamento maduro, de maneira que este se orienta por seus próprios princípios internos de conduta.
III. Para a professora Elizabeth Bório, os problemas morais relacionados às organizações se apresentam em situações corriqueiras do dia a dia, como o pagamento em dinheiro aos colaboradores ou as reuniões ao fim do expediente.
IV. A professora Elizabeth Bório explica que as virtudes dos integrantes de uma organização definem o seu clima ético e seus stakeholders solidificam sua confiança na empresa a partir da identificação e percepção que têm de sua cultura.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Explicação:
1ª etapa – Anomia (negação da lei): significa a etapa do comportamento
puramente instintivo, que se orienta pelo prazer ou pela dor. Nesta fase, uma
criança procura o prazer em detrimento da dor, e não consegue correlacionar
suas atitudes às normas morais. Já um adulto, em estado de anomia, agiria puramente pelo prazer sem a preocupação ou respeito com as pessoas afetadas pela
sua atitude
4ª etapa – Autonomia (lei própria): nesta fase, a criança já interiorizou as
normas morais e comporta-se de acordo com elas, passando a entender a noção de propriedade dos objetos, compreendendo, por exemplo, que é errado apropriar-se das coisas
dos outros, compreendendo que isso é furto. Na fase adulta, representa o comportamento
maduro, de maneira que este se orienta por seus próprios princípios internos de conduta