A Anemia Falciforme é uma das principais doenças hereditárias no Brasil, sendo caracterizada por uma hemoglobina mutante chamada hemoglobina S (genótipo SS).
Pessoas com Traço Falciforme (AS) não precisam de tratamento especializado, porém, devem ser informadas que se vier a ter filhos com uma pessoa que também herdou o traço, eles poderão desenvolver a doença.
Um casal com HbAS quer ter dois filhos, uma menina e um menino. Qual é a probabilidade de as duas crianças nascerem com Anemia Falciforme?
Respostas
Ao se considerar sobre a herança genética relacionada com Anemia Falciforme, a probabilidade de filhos com Anemia Falciforme é de 25%.
Principais detalhes sobre Anemia Falciforme
A Anemia Falciforme consiste, de maneira básica, em uma doença do tipo hereditária na qual ocorre uma alteração dos glóbulos vermelhos que passam a ter o formato de uma foice pela mudança de sua membrana.
Com isso, na Anemia Falciforme as hemácias se rompem com maior facilidade além de não conseguirem carrear a hemoglobina na quantidade exigida pelo organismo causando assim falta de oxigênio nas células.
Com relação à sua herança genética, é possível que a pessoa seja:
- Portadora de anemia falciforme: pessoas em homozigose SS ou AA
- Portadora do traço da anemia falciforme: pessoas em heterozigose HbAS
Desta forma, ao se pensar em filhos nascidos de pais com o traço relacionado à Anemia Falciforme a chance de que nasçam com a doença é de 25% de acordo com a seguinte combinação:
AS x AS = 1 AA/ 2 AS / 1SS
Nesta dinâmica, a situação com relação à ocorrência da doença falciforme é a seguinte:
- AA: filho (a) sem doença falciforme
- AS: filho (a) portador do traço falciforme
- SS: filho (a) com doença falciforme
Para saber mais sobre Anemia Falciforme: https://brainly.com.br/tarefa/8488591
wa.me/+558893768255?text=OI