Leia o texto atentamente:
A sociedade moderna está inserida em um acelerado e crescente processo de desenvolvimento tecnológico, o qual exige, em contrapartida, uma constante atualização dos indivíduos sobre os novos meios e produtos advindos desses avanços. Paralelamente, a globalização, cada vez mais intensa, promove a expansão da comunicação por meio da interação entre diferentes culturas de todas as partes do globo terrestre.
Diante dessas mudanças, a escola pública, como uma das principais instituições socialmente encarregadas de colaborar para a construção da cidadania (RANGEL, 2010), não poderia deixar de atuar no sentido de mediar o contato dos alunos com as novas tecnologias e novas culturas, propiciando uma visão crítica e analítica acerca do mundo no qual estão inseridos.
Nesse contexto, o ensino de Língua Portuguesa nas escolas se torna a cada dia mais desafiador, pois as metodologias aplicadas em sala de aula precisam ser adaptadas continuamente à multiplicidade cultural e semiótica por meio das quais a sociedade se interage. Uma pedagogia dos multiletramentos é proposta, então, com o intuito de romper com essa separação entre o mundo vivenciado pelas crianças e jovens e o universo escolar, “saindo da lógica do século XIX, da educação transmissiva” (ROJO, 2013, p.3).
A implementação do tema multiletramentos na escola pública é, portanto, necessária e urgente. Porém, não parece ser uma tarefa simples. O que temos observado é que essa parece ser uma abordagem precária ou, muitas vezes, não reconhecida como promotora de resultados favoráveis.
GARCIA, Clarisse de Paiva; CASTRO, Silvana de Paula; VIEIRA, Vanessa Ferreira. Multiletramentos no ensino público: desafios e possibilidades. 2016.
Disponível em: http://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/files/2017/01/11-multiletramentos.pdf. Acesso em 07 de ago. 2019,
Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir
I Um dos maiores desafios da escola pública é formar cidadãos com uma visão crítica acerca da sociedade onde vivem, além disso, a escola atua como intermediadora de cultura e tecnologia.
II Há tempos a escola pública tem contribuído de forma significativa para formar cidadãos proficientes no uso da tecnologia, por isso, em suas metodologias de ensino o multiletramento sempre esteve presente.
III Para que a escola pública forme cidadãos capazes de interagir na sociedade onde vivem, é preciso que ela considere a multiplicidade cultural existente, por isso é cada vez mais urgente que o multiletramento seja considerado nas metodologias de ensino.
É correto o que se afirma em:
( )Apenas I.
( )I e II
( x )I e III
( ) II e III
( )Apenas II
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
I e III estão certa
Explicação:
corrigida
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás