(Ufpr 2006) Na reprodução da experiência de Torricelli em um determinado dia, em Curitiba, o líquido manométrico utilizado foi o mercúrio, cuja densidade é 13,6 g/cm³, tendo-se obtido uma coluna com altura igual a 70 cm, conforme a figura. Se tivesse sido utilizado como líquido manométrico um óleo com densidade de 0,85 g/cm³, qual teria sido a altura da coluna de óleo? Justifique sua resposta.
Respostas
Olá.
Queremos saber quantos cm de óleo correspondem à pressão de 70 cmHg. Para isso, as duas pressões absolutas devem ser iguais:
Porém, podemos converter pressão em valores de coluna de líquido para pressão em Pa(por exemplo) do seguinte modo:
Portanto, teremos:
Basta colocarmos os dados agora:
Ou então 11,2 m. Esse valor parece estranho à primeira vista, mas está totalmente no que se é esperado.
A altura da coluna de óleo seria de: 11,2 m.
Como funciona o Teorema de Torricelli?
A equação ou Teorema de Torricelli como é conhecido será uma equação de vertente cinemática que acaba possibilitando o cálculo da velocidade final de um corpo que esteja em MRUV (Movimento Retilíneo Uniformemente Variado) e como terá uma aceleração constante, demonstra a necessidade de conhecer o intervalo de tempo em que acabou permanecendo em movimento.
Logo, quando analisamos o enunciado, verificamos que a pressão exercida pela coluna líquida será igual à da atmosfera e é por isso que é possível aplicar a equação da seguinte forma:
- PHg = Póleo
dHg . g . hHg = dÓleo . g . hóleo
13,6 . 70 = 0,85 . hóleo
hóleo = 952 / 0,85
hóleo = 1120cm
hóleo = 11,2m.
Para saber mais sobre Torricelli:
https://brainly.com.br/tarefa/2125507
#SPJ2