ATIVIDADE 2 - TI - TECNOLOGIAS EMERGENTES EM TI - 51/2022 - QUESTÃO 5
QUESTÃO 5
Vivemos em um mundo onde os aplicativos para dispositivos móveis, conhecidos também apenas como “apps”, fazem parte da rotina das pessoas, seja para estudar, trabalhar, ler notícias, pagar contas, comer, se deslocar, fazer exercícios ou qualquer outra atividade, sempre existe algum aplicativo para nos ajudar.
Você estudou que uma das características dos aplicativos é a sua simplicidade para quem utiliza, porém, um esforço muito grande para quem desenvolve, exatamente pela atenção que precisa ser direcionada devido às características do ambiente onde esse aplicativo irá executar.
Ainda sobre os aplicativos para dispositivos móveis, leia as afirmações a seguir:
I – Desenvolver aplicativos para dispositivos móveis é diferente do mundo de aplicações de computadores.
II – Aplicativos móveis demandam uma atenção ainda mais especial na usabilidade e experiência do usuário.
III – A variedade de tamanho das telas é um desafio para o desenvolvimento de apps.
IV – É preciso ter cuidado com o armazenamento, já que os dispositivos móveis possuem um limite menor que os computadores.
V – Ao desenvolver um app, é preciso ter cuidado com o consumo de baterias, principalmente tratando o tema processamento.
Assinale a opção com a sequência CORRETA:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II, III e V, apenas.
Alternativa 3:
II, III, IV e V, apenas.
Alternativa 4:
I, II, IV e V, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
Respostas
Resposta: Alternativa 5: I, II, III, IV e V.
Explicação:
I - O empenho para desenvolver aplicativos móveis é muito trabalhoso, até mais comparado a uma aplicação para um desktop, pois além de se preocupar comtodas as funcionalidades básicas de um sistema, é preciso se preocupar com aslimitações que esses dispositivos têm.
II - Limitação do hardware: por mais que os smartphones modernos apresentem alta capacidade de processamento, ainda não se comparam com um computador convencional. É preciso estar atento a esse detalhe para não desenvolver um aplicativo que não seja capaz de rodar com os recursos disponíveis em um dispositivo móvel.
III - Tamanhos das telas: cada modelo de dispositivo tem sua tela com polegadas e resoluções diferentes de outro. Em um universo de smartphones, tablets, SmartTVs, entre outros aparelhos, o desafio é desenvolver apenas uma aplicação para abranger toda essa variedade.
IV - Armazenamento: por padrão, o limite de armazenamento de um dispositivo móvel é pequeno, existindo a possibilidade da expansão de memória na grande maioria desses aparelhos, por meio de um cartão de memória que, mesmo assim, ainda não é algo tão grandioso capaz de armazenar o banco de dados completo de um ERP de grande porte.
V - Bateria: quanto maior o processamento, mais bateria é consumida. Em aplicações móveis, o alvo são dispositivos que não ficam ligados na energia elétrica constantemente, portanto precisam de uma bateria para funcionar. Dessa forma, é preciso saber administrar esse tempo de funcionamento limitando alguns recursos do hardware para melhor aproveitamento do aparelho.
Referência livro Tecnologias Emergentes Unicesumar pag. 68 e 69.
Resposta:
Opção 5 - I, II, III, IV e V
Explicação:
Páginas 68 e 69 do livro da disciplina.