Está pergunta é uma curiosidade minha, e não sei qual a matéria, então por favor, não denuncie!
A lei marcial tem algum símbolo? Se sim, qual o símbolo da lei marcial?
Respostas
Resposta:
O termo “marcial” é um adjetivo relativo ao que é bélico e relacionado a guerra. A explicação para este significado está na etimologia da palavra: do latim martialis, uma referência à Marte, o deus da guerra na mitologia romana.
Explicação:
Lei Marcial consiste na implantação de uma norma que atua na substituição das autoridades e leis de uma nação por leis militares. Esse processo inicia-se a partir de uma ação do Estado no intuito de reorganizar os setores da sociedade em momentos críticos, e as regras passam a ser decididas de acordo com as autoridades do segmento militar.
Apesar de ter ocorrido em vários momentos na História, principalmente no início do século XX, a Lei Marcial não tem a possibilidade de implantação sem a apresentação de razões sólidas e um plano de ação detalhado visando a maior probabilidade de êxito em sua aplicação. Desta forma, quando uma nação imerge em cenários de extrema violência, conflitos bélicos ou crises políticas e civis, o Exército atua como agente decisivo para o retorno da segurança em todos os segmentos. Além de conflitos, a Lei Marcial pode ser aplicada na ocorrência de desastres naturais, catástrofes e outras situações onde o caos passa a imperar.
Por outro lado, ações podem determinar a aplicação de uma Lei Marcial na ocorrência de situações que fogem do controle interno de uma região. Dependendo da visão política de um governo, protestos longos e que conglomeram milhares de pessoas podem vir a ser considerados situações de desequilíbrio – obviamente, o direito ao protesto é intrínseco ao povo - assim como guerras entre grupos pela disputa de um território, movimentos separatistas ou extrema elevação da criminalidade em uma região. Dentro deste contexto, o Estado pode optar pela aplicação da Lei Marcial no intuito da resolução dos problemas de ordem social. Porém, é necessário observar até que ponto a utilização do autoritarismo passa a ultrapassar os limites dos direitos do cidadão.