Como pressuposto de aprendizagem, a força motivadora deve decorrer da codificação de uma situação-problema que será analisada criticamente, envolvendo o exercício da abstração, pelo qual se procura alcançar, por meio de representações da realidade concreta, a razão de ser dos fatos. Assim, como afirma Libaneo, aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta, isto é, da situação real vivida pelo educando, e só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica dessa realidade. Portanto o conhecimento que o educando transfere representa uma resposta a situação de opressão a que se chega pelo processo de compreensão, reflexão e critica. GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Atica, 1988.
A partir do fragmento do texto assinale a alternativa que apresenta corretamente a qual tipo de Pedagogia este se refere.
Pedagogia Tradicional
Pedagogia Waldorf
Pedagogia Comportamentalista
Pedagogia Freiriana.
Pedagogia Progressista Libertadora.
Respostas
A forma de pedagogia que transfere um conhecimento como uma resposta para a situação de opressão é Pedagogia Progressista Libertadora, muito usada nos métodos do professor Paulo Freire. Nesse sentido a alternativa correta é a letra E.
Como é regulamentada a forma de educação no Brasil?
A educação no Brasil é regulamentada pela legislação educacional, tendo em vista que ela é a parte do direito que regula as formas de aprendizagem de um determinado país. No Brasil, essa regulação é feita pelo Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular.
Aprenda mais sobre educação aqui: brainly.com.br/tarefa/46911791
Resposta: escola progressista libertária
Explicação:
Gabarito: A escola progressista libertária parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático. A ênfase na aprendizagem informal, via grupo, e a negação de toda forma de repressão, visam a favorecer o desenvolvimento de pessoas mais livres. No ensino da língua, procura valorizar o texto produzido pelo aluno, além da negociação de sentidos na leitura.
A Pedagogia Waldorf parte de uma visão antropológica, que vê o homem como um conjunto harmônico que abrange três dimensões: físico, anímico e espiritual. Dessa maneira, fundamenta as práticas educativas que desenvolvem o aluno de forma integral, ou seja, associando habilidades corporais, cognitivas e emocionais.
A Pedagogia tradicional define uma prática educativa voltada para a formação intelectual e moral dos estudantes. Nesse sentido, a escola é tida como o ambiente oficial para a transmissão dos diferentes conhecimentos.
A Pedagogia Freiriana se utiliza das realidades sociais e experiências dos estudantes no processo ensino-aprendizagem, de modo que eles consigam enxergar sentidos e propósitos nos estudos.
A Pedagogia comportamentalista tem como objetivo moldar o aluno conforme as necessidades sociais, fazendo com que ele adquira comportamentos desejados. Isso é feito com controle do professor e mensuração dos resultados através da avaliação da técnica e dos processos utilizados.