1- O cloreto de potassio é solúvel em água e a tabela a seguir fornece os valores de solubilidade deste sa em g/100 g de água em função da temperatura.
Preparou-se uma solução de cloreto de potássio a 40°C dissolvendo-se 40,0 g do sal (cloreto de potassio) em 100 g de agua. A temperatura da solução foi diminuida para 20 *C e observou-se a formação de um precipitado. Analisando a tabela de valores de solubilidade, explique porque houve formação de precipitado e calcule a massa do precipitado formado.
Respostas
Resposta:
6 gramas de Precepitado (Corpo de fundo)
Explicação:
Olá !
Quando alteramos a temperatura trabalhamos com a quantidade de água para achar a quantidade de soluto na nova temperatura.
Como temos 40 gramas do soluto que equivale ao coeficiente de solubilidade não é necessário achar a quantidade de água pois pelo coeificiente de solubilidade já temos que é 100g.
Reduzimos a temperatura nessa quantidade de água ( Com quantidade de soluto = 40g ) percebemos que em 100 gramas de água nessa nova temperatura equivale a 34 gramas do soluto, então basta subtrair a quantidade de sal que já tínhamos.
40 - 34 = 6 gramas de Precepitado (Corpo de fundo)
Houve formação desse corpo de fundo porque houve alteração da temperatura e consequentemente a quantidade de soluto dissolvido mudará pois cada temperatura possui sua quantidade máxima de soluto dissolvido em X gramas de água, digo X pois pode ser qualquer valor.