O Mito da Caverna, ou Alegoria da Caverna, é um texto do filósofo grego Platão, parte do Livro VII de A República. Através de um diálogo entre as personagens Sócrates e Glauco, Platão faz uma parábola para demonstrar como a escuridão e as trevas da ignorância podem ser superadas pela busca do conhecimento, da verdade.
Sobre o mito da caverna no livro A República, de Platão, é correto afirmar:
A - culpa o sábio pela situação dos prisioneiros.
B - refere-se à necessidade de investigar o mundo material.
C - representa o castigo dos homens que infringiram as leis da cidade.
D - mostra que a sabedoria não pode ser alcançada.
E - simboliza o esforço do homem para alcançar a sabedoria.
Respostas
Resposta:
E
Explicação:
Para demonstrar como a escuridão e as trevas da ignorância podem ser superadas pela busca do conhecimento, da verdade.
Em O Mito da Caverna, o conto envolve uma explicação metafórica, na qual o ser humano se depara com o conhecimento. Nele Platão objetiva simbolizar o esforço do homem para alcançar a sabedoria. Baseado nisso a alternativa correta é a letra E. Toda a história é uma alusão ao esforço de Sócrates para ajudar os homens a alcançar a verdade e seu fracasso em fazê-lo apenas para ser condenado à morte.
O mito da Caverna, Platão
O Mito da caverna, ou Alegoria da Caverna de Platão é uma das maiores histórias da filosofia. Permite-nos compreender como o filósofo grego percebia o mundo na antiguidade.
Em seu texto, Platão explica como a existência dos dois mundos pode ser capturada, a saber, através do mundo sensível (que é o conhecido pelos sentidos) e do mundo inteligível (que é percebido pelo conhecimento sem a intervenção dos sentidos).
Saiba mais sobre Platão e o mundo material em: https://brainly.com.br/tarefa/4474398
#SPJ2