• Matéria: Português
  • Autor: fhdanieles
  • Perguntado 3 anos atrás

Brasileiro com muito orgulho!


Afinal, o brasileiro só gosta de sombra e água fresca? Detesta o batente? O


Brasil é um pais sério? Tem futuro? Essas são perguntas que nos fazemos e que ouvimos por af todo dia. Ao Jermos os jornais, assistimos acs telejomais ou escutarmos o rádio, somos invadidos por noticias que nos abutem e nos fazem pensar. Exemplos? Ha vários: conflitos com os sem-tema, rebeliões nos presidios, denuncias de cor rupção na máquina administrativa do govemo, aumento do indice de desem prego, trabalhadores em cativeiro, exploração do trabalho infantil, etc. Será que um dia isso tudo vai acabar? Será que só temos motivos para comemorar o camaval ou a seleção em final de Copa do Mundo?


O que é ser brasileiro? Nos últimos anos, a ideia de que o Brasil é um país atrasado tecnologicamente e recordista mundial de desigualdades sociais, a produtividade do trabalhador brasileiro é pequena e que é hora de mudar e fazer reformas vem sendo cada vez mais reforçada. Mas o tempo passa e a sensação que temos é que nada mudou, ou, se mudou, foi muito pouco.


Os problemas que temos não são questões desconhecidas do resto do mundo. São transtomos inerentes a todas as sociedades que se pautam pela desigualdade social. Não há um único país neste planeta que não tenha, em graus diferenciados, situações similares às nossas, como o desemprego, a pobreza, o racismo, os preconceitos, a exploração, a corrupção, a criminali dade e a fome.


O fato de dizermos que não são problemas tipicamente brasileiros, ou exclusivamente brasileiros, mas universais, não tem por objetivo diluir a sua gravidade em nosso país, mas apenas mostrar que não são fruto da nossa nacionalidade, como se fosse uma predisposição genética para sermos o que

somos hoje. Mas são problemas sociais e culturais, fruto da nossa história, e, por essas características, podem ser modificados, não da noite para o dia, como gostaríamos, mas por um árduo trabalho de transformação. A primeira coisa que devemos fazer é nos perguntar qual é a relação que temos com a sociedade em que vivemos, e qual é a nossa parcela de responsabilidade perante ela. Isso é necessário para que possamos assumir nossa parte na res ponsabilidade pelas, suas mazelas, para agirmos no sentido de modificá-las.


Uma vez que tenhamos percebido qual a nossa parcela de responsabili dade pelos problemas que o Brasil tem, cabe verificar o que podemos fazer para mudar isso. Nem há sentido aqui para discutirmos o que cada um de nós pode fazer, pois as possibilidades são infinitas e muitas vezes, podemos mudar o caminho que inicialmente começamos a trilhar. O importante, entre tanto, é entender que temos algo para fazer, pois problemas não nos faltam e ações para corrigi-los são necessárias.


AGOSTINI, João Carlos. Brasileiro, sim senhor: uma reflexão sobre nossa identidade.

ATIVIDADE

1. "Brasileiro com muito orgulho!" é um texto de opinião. Esse gênero textual apresenta as ideias do autor a respeito de um assunto. Qual é o assunto abordado no texto?


2. Quais são as notícias da midia que nos conduzem a uma reflexão critica sobre a realidade social e cultural do pais?


3. Quais aspectos sobre o Brasil são retratados no terceiro parágrafo? De que forma a socie dade e as políticas públicas podem mudar essa imagem do nosso país?


4. Que situações vivenciadas por nosso país também são comuns em outros países? Qual é a causa principal desses problemas?

Respostas

respondido por: redermann72
1

Resposta:

1. Problemas que não são encontrados somente aqui mas que são oriundos de todas as sociedades que se pautam pela desigualdade social.

2. conflitos com os sem-tema, rebeliões nos presidios, denuncias de cor rupção na máquina administrativa do govemo, aumento do indice de desemprego, trabalhadores em cativeiro, exploração do trabalho infantil, etc.

3. O desemprego, a pobreza, o racismo, os preconceitos, a exploração, a corrupção, a criminalidade e a fome. As mudanças podem ser feitas através de um árduo trabalho de transformação. A primeira coisa que devemos fazer é nos perguntar qual é a relação que temos com a sociedade em que vivemos, e qual é a nossa parcela de responsabilidade perante ela.

4. O desemprego, a pobreza, o racismo, os preconceitos, a exploração, a corrupção, a criminali dade e a fome.

A principa causa é a desigualdade social.

Explicação:


redermann72: 2. conflitos com os sem-tema, rebeliões nos presidios, denuncias de cor rupção na máquina administrativa do govemo, aumento do indice de desem prego, trabalhadores em cativeiro, exploração do trabalho infantil, etc.
redermann72: 3. como o desemprego, a pobreza, o racismo, os preconceitos, a exploração, a corrupção, a criminalidade e a fome.
fhdanieles: Muito obrigada meu anjo
Perguntas similares