• Matéria: Biologia
  • Autor: danipadilha90
  • Perguntado 3 anos atrás

Um produtor precisa da sua ajuda para realizar a recomendação de calagem em duas áreas que serão cultivadas com soja. O produtor lhe entregou a análise dos solos que serão cultivados.

Com base nas análises dos solos e nas informações adicionais, indique qual a dose de calcário a ser aplicada em cada solo e em qual solo recomendaria uso de calcário dolomítico.
Analise de solo de acordo com imagem em anexo.


Dados adicionais:

Método da saturação por bases para definir dose.

Saturação por bases (V) a ser atingida no solo = 60 %.

PRNT do calcário = 100 %.

Anexos:

Anônimo: Oi, tudo bem? faço todo tipo de trabalhos e provas, se tiver interesse é só chamar nesse número ou colar esse link no navegador.
wa.me/+558893768255?text=OI

Respostas

respondido por: agronomialondrina
0

Resposta:

O primeiro atributo que devemos seguir quando obtemos um resultado de análise química do solo é a soma de bases. Esta é calculada somando os teores das bases do solo, sendo elas K+, Ca2+, Mg2+ e quando Na+ e NH4+ trocáveis, expressos normalmente em cmolc/dm3.

·         Soma de bases (SB)

Solo A: 0,5+2,0+0,1 = 2,6 cmolc/dm³

Solo B: 0,5+2,0+0,1 = 2,5 cmolc/dm³

Este cálculo engloba além das bases trocáveis (Ca2+, Mg2+ e K+) o Al3+ e a acidez não trocável (H+). A CTC a pH 7 engloba a capacidade total de troca de cátion de um solo. Portanto este cálculo é realizado somando-se as bases com a acidez potencial.

·         Capacidade de troca de Cátions a pH 7 (T)

T = SB + (H+Al3+) em cmolc/dm³

Solo A: T = 2,6 + 8 = 10,6 em cmolc/dm³

Solo B: T = 2,5 + 12,5 cmolc/dm³

Seguindo com os cálculos, outro atributo que se deve-se calcular para recomendação para necessidade de calagem é a saturação por bases. A saturação por base é a participação das bases no complexo sortivo do solo expresso em %. Ou seja, significa a porcentagem de bases (Ca, Mg e K) que está sendo ocupado da CTC a pH 7 no solo.

·         Saturação por bases (V)

V = (SB/T) *100

Solo A: (2,6/10,6) x100 = 24,5%,

Solo B: (2,5/12,5) x100 = 20,0%

Estes resultados significam que 24,5% e 20,0% dos solos A e B, mostra que as cargas negativas estão sendo ocupadas por Ca, Mg e K e o restante 75,5% e 80% respectivamente, estão sendo ocupado pela acidez, tanto a acidez trocável, quanto a não-trocável. Importante resultar que estes elementos em questão são os que contribuem para a alcalinidade do solo.

Por fim, a calagem neutraliza a acidez e aumenta os teores de Ca e Mg, elevando assim, a saturação por bases, consequentemente elevando o pH e diminuindo a saturação por Al. Por sua vez, o Alumínio se precipita na forma de Hidróxido de alumínio, sendo uma forma não toxica para a plantação.

Para calcular a necessidade de calagem sugerida pelo método de elevação da saturação por bases foi utilizado a equação abaixo.

·         Método baseado na elevação da Saturação por Bases

NC = ((V2 – V1) x T) / PRNT; expresso em (t/ha)

Solo A = ((60 – 24,5) *10,6) /100 = 3,8 t/ha

Solo B = ((60 – 20) *12,5) /100 = 5 t/ha

Através da análise de solo foi possível concluir que para o solo A e B são necessário a quantidade de 3,8 e 5 t/ha para cada solo respectivamente.

Explicação:

Perguntas similares