“O Homem é o problema da sociedade brasileira: sem salário, analfabeto, sem saúde, sem casa, portanto sem cidadania. A Constituição luta contra os bolsões de miséria que envergonham o país. Diferentemente das sete constituições anteriores, começa com o homem. Graficamente, testemunha a primazia do homem, que foi escrita para o homem, que o homem é seu fim e sua esperança. É a Constituição cidadã.”
O discurso acima, proferido por Ulisses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte, remonta à evolução histórica das constituições brasileiras. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:
I. A Constituição de 1988 representa enorme retrocesso no que tange aos direitos fundamentais consolidados no período da Ditadura Militar.
II. A Constituição de 1934, influenciada pela Constituição de Weimar, positivou direitos sociais, como o da subsistência e da assistência aos indigentes.
III. A Constituição de 1824, inspirada pelas Constituições americana e francesa, limitava o poder do imperador, que deveria ter suas decisões aprovadas por referendo popular.
IV. A Constituição de 1891 prevê o direito de reuniões e associações e garantias penas aos brasileiros e estrangeiros residentes no país.
Escolha uma:
a.
I, II e III, apenas.
b.
I, III e IV, apenas.
c.
II e IV, apenas
d.
I e IV, apenas
e.
Todas as afirmativas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
II E IV APENAS
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás