A partir da intensificação do comércio entre os países-membros, ocorre a geração de uma maior produtividade, renda e desenvolvimento. Com uma maior competitividade, integração comercial, financeira e socioeconômica, os países-membros estarão em uma melhor posição de negociar seus interesses perante os países não membros, ou seja, junto à comunidade internacional de nações. Para que os países consigam possuir todo um acordo institucional e se apresentar à comunidade internacional como blocos econômicos, há algumas fases na formação de um bloco econômico. A respeito delas, analise as sentenças a seguir:
Respostas
Resposta:
D) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
Explicação:
(Sentença I - CORRETA) A primeira etapa é a formação de uma zona de livre-comércio entre os países-membros. Em um acordo de livre-comércio, os países iniciam a redução de impostos de importação das mercadorias comercializadas entre eles.
(Sentença II - CORRETA) A União Aduaneira vem a ser a segunda etapa do processo de integração comercial e econômica entre países [...]. Neste nível de integração comercial os países-membros buscam eliminar totalmente as alíquotas de importação de todas as mercadorias a serem importadas entre os países que fazem parte da União Aduaneira.
(Sentença III - CORRETA) Após ter consolidado entre os países-membros o livre-comércio, eliminado as alíquotas de importação e combinado uma tarifa externa comum, a próxima fase de unificação de um bloco é desenvolver o mercado comum.
(Sentença IV - CORRETA) União de Integração Total. No entanto, nem todo bloco econômico possui o interesse de atingir a etapa final.
Trechos do Livro (Comércio Exterior Uniasselvi)