3. (UEPG-PR) Desde a República, Roma ampliou seu poder econômico por meio de um processo de expansão territorial e da montagem de um amplo sistema escravista. Contudo, as rebeliões escravas tiveram um forte impacto e contribuíram para minar o poderio romano. A respeito das rebeliões escra- vas em Roma, assinale o que for correto.
(01) Na Ásia Menor, região dominada pelos romanos, não ocorreram revoltas ou rebeliões escravas. Isso se explica pela forte presença do discurso pacifista cristão naquele espaço.
(02) A revolta liderada por Spartacus foi uma das maiores registradas em Roma. Os exércitos rebeldes eram formados por escravos urbanos que desenvolviam funções comerciais e artesanais.
(04) As revoltas foram duramente combatidas pelo Estado romano, o que resultou na morte de um grande número de escravos. Apesar de representar a destruição de forças produtivas, as medidas repressivas eram consideradas essenciais pelas autoridades romanas como forma de incutir o medo e evitar novas revoltas.
(08) O fato das classes dominantes estarem solidamente instaladas no poder e sem registro de disputas internas foi decisivo para que as revoltas escravas não proliferassem pelo Império Romano
(16) A ilha da Sicília, local que concentrava grande número de escravos, foi palco de inúmeras e sangrentas revoltas.
Respostas
A revolta dos escravos da República Romana teve um forte efeito que ajudou a enfraquecer o poder de Roma, sendo severamente reprimida pelo governo e resultando na morte de um grande número de escravos, ocorrendo principalmente na Sicília (resposta 20, estão corretas 04 + 16).
Revoltas dos escravos em Roma
As principais revoltas de escravos ocorreram na Sicília, além da revolta de Spartacus, nos séculos II e I a.C. O expansionismo militar de Roma com o crescente encarceramento de escravos apreendidos, deram origem a um novo modo dominante de agricultura e expansão do mercado.
Este período século II a.C. também teve como situação importante o fato de muitos dos encarcerados serem de geração inicial de escravos, antes libertos, guardando ainda consigo na memória a liberdade e o ressentimento por sua nova condição.
Para mais informações sobre a servidão na Antiguidade, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/50019117