A membrana plasmática possui várias especializações, seja ela de um organismo unicelular ou pluricelular. Estas especializações são variadas em relação às designações celulares. São especializações envolvidas com a união da célula à matriz extracelular, adesão célula-célula, uniões transitórias e especializações da superfície livre, como microvilosidades, cílios, flagelos, estereocílios. Sobre as especializações de membrana, analise as sentenças a seguir: I- Os hemidesmossomos têm como função unir a célula à matriz extracelular, através de proteínas chamadas de integrinas. II- A zônula de oclusão veda a passagem de substâncias entre as células e possui como proteínas as claudinas e ocludinas. III- Desmossomos são junções celulares, presentes no tecido muscular e possuem a proteína caderina. IV- As junções tipo GAP também são chamadas de junções comunicantes.Assinale a alternativa CORRETA: A) As sentenças I e IV estão corretas. B) As sentenças I e III estão corretas. C) As sentenças II, III e IV estão corretas. D) As sentenças I, III e IV estão corretas.
Respostas
Resposta:
C
Explicação:
I- Os hemidesmossomos, assemelham-se aos desmossomos, porém possuem estrutura e função diferentes. Eles conectam a membrana plasmática das células epiteliais à lâmina basal adjacente, através dos filamentos de queratina. Nos hemidesmossomos não existem as caderinas, mas as proteínas integrinas.
II- A Zônula de Oclusão tem a função de vedar a passagem de substâncias entre as células epiteliais, delimitando compartimentos apicais, baso-laterais e intercelulares. É formada por ligações de proteínas transmembranares de ocludina entre células adjacentes, formando um cinturão apical que une uma célula às outras que a circundam. A Zônula de Oclusão associa-se aos microfilamentos de actina através de moléculas importantes na sinalização intracelular. A Zônula de Oclusão forma também um cinturão contínuo ao redor da célula que se une às adjacentes através de ligações entre moléculas de adesão dependentes de Cálcio (Caderinas). Essas proteínas transmembranares estão ancoradas aos microfilamentos de actina através de moléculas sinalizadoras.
III- Um desmossomo é caracterizado por duas placas circulares de proteínas, uma em cada célula. De cada placa, partem filamentos de proteínas que atravessam a membrana plasmática e ocupam o espaço intercelular, onde se associam aos filamentos de proteínas da placa adjacente.As junções entre as células adjacentes é mediado por proteínas transmembranas do grupo caderinas. A longa cadeia peptídica das caderinas projeta-se para o exterior da célula e prende-se às extremidades das caderinas da célula adjacente. A associação dos filamentos é o que mantém as duas placas unidas, permitindo que as células estejam fortemente ligadas. Além disso, as placas dos desmossomos são constituídas por proteínas (desmoplaquinas, placoglobinas), que atravessam as membranas e grudam as células na região de contato. Enquanto isso, a parte da cadeia de caderina que volta-se para dentro da célula, liga-se aos filamentos intermediários, em vez de ligar-se com os filamentos de actina. Os desmossomos também estão ligados aos filamentos de outra proteína, a queratina. Isso permite o ancoramento do desmossomo a estrutura celular.
IV- As junçoes gap ou comunicantes também chamadas por nexos ou junção em hiato, são partículas cilíndricas que fazem com que as células entrem em contato umas com as outras, para que funcionem de modo coordenado e harmônico. Esses canais permitem o movimento de moléculas e íons, diretamente do citosol de uma célula para outra.
Dentre as diversas especializações da membrana plasmática, temos os hemidemossomos, que por meio dos filamentos de queratina, se conectam na membrana plasmática das células epiteliais à lâmina basal adjacente.
- Alternativas Corretas: As sentenças II, III e IV estão corretas.
Especialização da Membrana Plasmática -Hemidesmossomos
Os hemidesmossomos são estruturas de membrana responsáveis por fazer a conexão entre a membrana plasmática de uma célula à lâmina basal de uma célula adjacente. Esse processo é intermediado por filamentos de queratinas.
Além dos filamentos de queratina, os hemidesmossomos apresentam proteínas conhecidas como integrinas.
Para aprender mais sobre especializações de membrana, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/48003454
#SPJ2
wa.me/+558893768255?text=OI