O processo analítico começa com a coleta do material e finaliza com a liberação do laudo para o médico chegar a um determinado diagnóstico. Como são classificados os processos analíticos em exames clínicos e toxicológicos.
Plano de manutenção e calibração dos equipamentos
Materiais biológicos, microbiológicos e imunológicos
Variáveis analíticas, intermediárias e pós-analítica
Variáveis pré-analíticas, analíticas e pós-analítica
Sala de coleta, suprimentos e materiais antissépticos
Respostas
Resposta:
Variáveis pré-analíticas, analíticas e pós-analítica
Explicação:
A fase pré-analítica compreende tudo que antecede o ensaio laboratorial, ou seja, o preparo do paciente, a coleta, a manipulação e o armazenamento da amostra antes do procedimento de análise.
A fase analítica se inicia com a validação do sistema analítico mediante o controle da qualidade, e se encerra quando o resultado da análise realizada é alcançado.
As boas práticas na fase pós-analítica começam após o resultado proveniente da fase analítica, quando é gerada liberação do laudo diagnóstico pelo farmacêutico ou profissional habilitado
Resposta:
Variáveis pré-analíticas, analíticas e pós-analítica
Explicação:
A fase pré-analítica consiste na preparação do paciente, coleta, manipulação e armazenamento do material antes da determinação analítica. A fase clínica consiste nos testes e nas análises propriamente ditas. O pós-analítico tem como papel a verificação das análises realizadas na fase analítica, após verificados e liberados pelos responsáveis do laboratório, os resultados são utilizados para o laudo do paciente. Itens como materiais biológicos, calibração de equipamentos, sala de coleta, suprimentos, entre outros fazem parte das boas práticas, inseridas no processo analítico.