O Glossário de Terminologia da UNESCO indica:
I. As diversas abordagens possíveis para a elaboração de um currículo;
II. Uma imensa quantidade de atividades e estratégias para a elaboração de um currículo;
III. Que as disciplinas sejam trabalhadas com mais profundidade para que a memória seja mais duradoura e que o conteúdo esteja disponível para uso quando necessário;
IV. A necessidade de se utilizar a abordagem transdisciplinar, ou seja, trabalhar com projetos, solução de problemas, centro de interesses, utilizando todas as informações necessárias, bem como a criatividade para se executar as atividades com eficiência;
V. A importância da abordagem holística, pois envolve intelecto, emoções, corpo e imaginação.
Está correta a alternativa:
Escolha uma opção:
a. I, II, III e V.
b. I, II e III.
c. I, II, IV e V.
d. Todas estão corretas.
e. II, IV e V.
Respostas
Resposta:
Alternativa d, todas estão corretas.
Explicação:
Glossário de Terminologia da UNESCO do ano de 2016
Introdução
O principal propósito do Glossário de Terminologia Curricular UNESCO-IBE não é o de estabelecer definições padrão universalmente aplicáveis. Em vez disso, a inteção é apresentar um instrumento de trabalho de referência que possa ser usado para uma gama de atividades e ajude a estimular a reflexão entre todos os envolvidos em iniciativas de desenvolvimento curricular. Tendo em vista a forte conexão entre conceitos e prática, tal Glossário pode contribuir para uma reflexão produtiva no âmbito de sistemas educacionais nacionais, bem como em contextos regionais e internacionais, sobre o papel da terminologia curricular na promoção de melhorias significativas.
(Página 5 do Glossário de Terminologia da UNESCO 2016, Introdução)
Currículo em Espiral
Concepção de currículo (baseada nas ideias do psicólogo norte-americano Jerome Bruner) em que conceitos e tópicos-chave são repetidamente apresentados ao longo do tempo, no contexto de experiências de aprendizagem novas, mais amplas e mais complexas. Serve para consolidar a aprendizagem pré-existente, bem como ampliar e explorar o diferente conteúdo de aprendizagem em maior profundidade.
(Página 30 do Glossário de Terminologia da UNESCO 2016, tópico: Currículo em espiral)
Abordagem Transdisciplinar
Abordagem à integração curricular que dissolve os limites entre as disciplinas convencionais e organiza o ensino e a aprendizagem em torno da construção do significado no contexto de temas ou problemas do mundo real.
(Página 9 do Glossário de Terminologia da UNESCO 2016, tópico: Abordagem transdisciplinar)
Abordagem Holística à Aprendizagem
Abordagem que visa a ativar plenamente todos os aspectos da personalidade de um aluno (intelecto, emoções, imaginação, corpo) para uma abordagem mais efetiva e abrangente da aprendizagem.
(Página 8 do Glossário de Terminologia da UNESCO 2016, tópico: Abordagem holística à aprendizagem)
De acordo com a Introdução do Glossário de Terminologia da UNESCO, o principal propósito do Glossário não é o de estabelecer definições padrão universalmente aplicáveis. Em vez disso, a inteção é apresentar um instrumento de trabalho de referência que possa ser usado para uma gama de atividades e ajude a estimular a reflexão entre todos os envolvidos em iniciativas de desenvolvimento curricular. Ou seja, o Glossário indica que não estabelece um padrão, e sim a diversidade de atividades no desenvolvimento curricular.
Logo as alternativas I e II são corretas.
De acordo com o tópico Currículo em Espiral do Glossário de Terminologia da UNESCO, a concepção de currículo (baseada nas ideias do psicólogo norte-americano Jerome Bruner) em que conceitos e tópicos-chave são repetidamente apresentados ao longo do tempo, no contexto de experiências de aprendizagem novas, mais amplas e mais complexas. Serve para consolidar a aprendizagem pré-existente, bem como ampliar e explorar o diferente conteúdo de aprendizagem em maior profundidade. Ou seja, o Glossário indica que realmente o conteúdo de aprendizagem deve ser mais aprofundado.
Logo a alternativa III está correta.
De acordo com o tópico Abordagem Transdisciplinar do Glossário de Terminologia da UNESCO, a abordagem transdisciplinar é uma abordagem à integração curricular que dissolve os limites entre as disciplinas convencionais e organiza o ensino e a aprendizagem em torno da construção do significado no contexto de temas ou problemas do mundo real. Ou seja, trabalhar com projetos, solução de problemas, centro de interesses, utilizando todas as informações necessárias, bem como a criatividade, são temas ou problemas que fazem parte do mundo real.
Logo a alternativa IV está correta.
De acordo com o tópico Abordagem Holística à Aprendizagem do Glossário de Terminologia da UNESCO, a abordagem holística é uma abordagem que visa a ativar plenamente todos os aspectos da personalidade de um aluno (intelecto, emoções, imaginação, corpo) para uma abordagem mais efetiva e abrangente da aprendizagem.
Logo percebemos que a alternativa V está correta.
Deixo em anexo o Glossário de Terminologia da UNESCO em PDF caso tenha interesse.
Espero ter ajudado. Bons estudos.