• Matéria: Sociologia
  • Autor: Souzanelson284
  • Perguntado 3 anos atrás

5 - "A conhecida frase 'a religião é o ópio do povo' é considerada como a quintessência da concepção marxista do fenômeno. religioso. Embora obviamente crítico da religião, Marx leva em conta 0 caráter dual do fenômeno e expressa:

"A angústia religiosa é ao mesmo tempo a expressão da dor real e o protesto contra ela. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, tal como o é o espírito de uma situação sem espírito. É o ópio do povo". (Adaptado de LOW, Michael, "Marxismo e religião: ópio do povo?", in AaVv. A teoria marxista hoje. Problemas e. perspectivas. São Paulo: CLACSO, 2007, pp. 2-3.)"

Com base no texto acima, assinale a opção que caracteriza corretamente a posição de Karl Marx em relação à religião! Alternativas

A) a religião é uma realidade transcendente Supra-histórica

B) a realidade é uma manifestação do Sagrado manipular pelas classes hegemônicas

C) a religião é um sistema simbólico presente em todas as culturas

D)a religião é a ética calvinista causam acumulação primitiva do capital

E) a religião é uma forma de alienação ​

Respostas

respondido por: gsilvia32
1

Resposta:

E) Para Marx a religião é uma forma de alienação. Ou seja, ao mesmo tempo que a religião podia alienar o povo trabalhador no sentido de amenizar as aflições de um mundo tão injusto. A religião também fazia o papel de "amortecer" os espíritos, o que significava que o povo ficava como "entorpecido" e não se indignavam, nem faziam o levante , nem se indignavam e , assim, deixavam ansiar pela busca dos seus direitos, não  se uniam , nem se organizavam para lutar pelos seus direitos, então, como um povo alienado  e desunido faria a revolução, e a transição para um mundo mais justo e igualitário?

Explicação:

Perguntas similares