• Matéria: História
  • Autor: fasrepresentacoescv
  • Perguntado 3 anos atrás

O café foi por muito tempo o principal produto exportado pelo Brasil, responsável pelo crescimento e pelas diversas mudanças econômicas no século XIX. Utilizando-se inicialmente de força de trabalho escrava, na década de 1870 aproveitou da abundante mão de obra, decorrente da imigração europeia. A produção cafeeira cresceu muito, a fim de garantir o preço, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, celebraram o Convenio de Taubaté, que nada mais era do que um compromisso de compra de todo o excedente da produção de café por parte do governo, com preço mínimo pré-estabelecido. Este convênio teve um forte impacto na economia da época, impacto esse que refletiu nas crises que se seguiram. OLIVEIRA, A. M. M. et al. Economia Brasileira. Maringá: Unicesumar,2018 (adaptado). Considerando o texto apresentado, podemos justificar os impactos na economia, decorrentes do Convenio de Taubaté. Avalie as afirmações a seguir. I. O aumento na oferta de café no mercado externo, aumentou a competitividade global, pois despertou o interesse de países que até então não produziam café. II. A desvalorização cambial aconteceu mesmo com todos os esforços e com a expectativa que a entrada de divisas decorrentes da compra do café, valorizariam a moeda. III. A predefinição dos preços, aumenta a oferta, uma vez que os lucros ficam garantidos em um certo patamar, fazendo com que os fazendeiros expandissem ainda mais suas terras. IV.O saldo final do Convênio de Taubaté, foi um aumento na dívida externa, aumento de imposto sobre exportação, e desequilíbrio econômico, com muito dinheiro investido em estoques de café. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II e IV, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: fa90tha05
6
Alternativa 5

Explicação: .


joaovitorbgs9924: obrigado
respondido por: aalvesluu17
0

O café foi de importância extrema durante os séculos XIX e XX, uma vez que era a base da economia nacional, isso foi necessário para manter o período da república velha ativo. Com grande contribuição externa, principalmente dos EUA e Europa, o café começou a ser muito procurado, com uma grande procura do produto, outros países que não cultivavam o café começaram a ser concorrentes do Brasil. Dessa forma, a alternativa correta é a 5.

Café e sua importância econômica para o Brasil

Sobre a produção do café, ela começou no Pará, e com a alta procura do produto, as cafeiculturas foram expandindo-se para a baixada Fluminense e do vale do rio Paraíba. Todavia, com a produção de café em outros lugares além do Brasil, a moeda local ficou desvalorizada, já que os preços do café internacional despescaram, para compensar essa situação, o processo de modernização começou, que foi quando houve a construção ferroviária para transporte do café.

Devido a essa situação internacional, os governadores de SP, RJ e MG promoveram uma reunião para garantir lucros encima da produção de café e assim promover outra valorização do café, que foi o chamado convênio de Taubaté, para garantir que a valorização acontecesse, o Brasil pegaria um empréstimo externo, e cobraria mais impostos, até um certo ponto, a ideia funcionou, mas com a quebra da bolsa em 1930, o café ficou mais uma vez desvalorizado.  

Leia mais sobre o café brasileiro no século XIX: https://brainly.com.br/tarefa/266861

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares