O Planejamento Tributário em palavras simples, é a gestão do pagamento de tributos de uma determinada empresa. Mas também é o conjunto de ações que tem como objetivo central reduzir o pagamento de tributos desta determinada empresa. Considerando as ações preventivas e os estudos que devem ser realizados para minimizar o impacto tributário, com também a gestão dos indicadores tributários, e o controle de pagamentos de tributos, temos a Gestão Tributária.
Sem a adequada Gestão Tributária, e consequentemente sem as ações de Planejamento Tributário, uma empresa está sujeita então a não apenas pagar mais tributos, como também ter sua lucratividade prejudicada, uma vez que dependendo do negócio, mais de 50% do lucro de uma empresa pode ser dirigido ao pagamento de impostos. Isso compromete a saúde financeira da empresa a longo prazo, e pode significar baixa competitividade, dado que empresas com menor lucratividade não conseguem investir por exemplo em pesquisa, inovação, tecnologia.
Existem quatro tipos diferentes de Planejamento Tributário, a saber, o estratégico, o operacional, o preventivo, e o corretivo.
1) Vocês devem descrever como funciona o Planejamento Tributário Preventivo, agora é com vocês!
Respostas
Os planejamentos tributários são planos desenvolvidos com o objetivo de aumentar a produtividade, qualidade e outros aspectos dos departamentos corporativos de uma empresa. O planejamento tributário preventivo está sendo cada vez mais usado pelas empresas, pois as mesmas buscam a prevenção e economia de custos e despesas. Ao aplicá-los no gerenciamento de uma empresa, muitos benefícios são adicionados aos recursos empresariais e nos aspectos administrativos em geral.
O planejamento tributário preventivo é o estudo realizado antes de o fato administrativo ser efetivado. Além de evitar situações dispendiosas, pode ser a ferramenta ideal para melhorar a competitividade das empresas. Um dos pontos mais importantes que o planejamento tributário preventivo reforça nas empresas, é segurança no momento de exercer as atividades corporativas e a redução de custos em prejuízos que podem ocorrer caso não seja colocado em prática. Portanto, a empresa fornece mais confiança aos seus colaboradores, e consequentemente, a produtividade durante o trabalho aumenta e gera mais resultados positivos para a empresa.