Respostas
Resposta:
É fazer uma crítica à sociedade brasileira e suas instituições, e ilustrar o absurdo da guerra e a futilidade da violência.
Explicação:
A história é sobre um par de dragões que vivem em um rio, e um dia chegam à conclusão de que os dragões estão extintos. Para provar isso, um deles deixa sua casa e vai em busca de outros dragões. Depois de caminhar por muito tempo, ele chega ao oceano e se surpreende porque não encontrou nenhum outro dragão. O dragão que ficou em casa espera que ele volte. Quando seu companheiro não retorna, ele se aventura a procurá-lo, mas também não encontra outro dragão. Ambos os dragões concordam que não há outros dragões e voltam para sua casa. Entretanto, quando o primeiro dragão retorna a sua casa, ele não encontra seu companheiro em lugar algum. Ele então chega à mesma conclusão que antes, de que não há mais dragões no mundo.
O objetivo central do texto "Os Dragões" de Murilo Rubião é fazer uma crítica à sociedade brasileira e suas instituições e ilustrar o absurdo da guerra e a futilidade da violência. Na história, dois dragões, que são "os animais mais ferozes e destruidores que viveram em... Babel", são capturados pelos homens e feitos para representar as facções beligerantes. Os próprios dragões não têm voz na matéria, mas se tornam boca-de-voz das paixões dos homens. Eventualmente, seu ódio mútuo os leva a destruir uns aos outros.
Desta forma, Rubião satiriza o poder destrutivo da paixão, que pode ser encontrado em qualquer aspecto da vida. A história também adverte contra os perigos de seguir cegamente líderes que promovem a violência como solução.