Sabe-se que o estudo acerca dos termos relativos à sintaxe, dos conceitos, identificação e outros é crucial, sobretudo, à construção de sentidos. Assim, leia os enunciados que compõem a propaganda a seguir.  Disponível em: https://www.facebook.com/PrefsCuritiba/photos/5078107922232971. Acesso em: 28 jan. 2022. A partir da leitura da propaganda, marque a opção correta quanto à base da análise sintática do período simples, ou seja, os conhecimentos relativos à frase, oração, período. Alternativas Alternativa 1: A frase que encerra a propaganda, na parte inferior, tem o objetivo de estabelecer uma ordem ao leitor, por meio da apresentação de artigos e leis. Alternativa 2: Todas as frases que compõem a propaganda se constituem também como períodos compostos, visto que são formados por mais de um núcleo de sujeito. Alternativa 3: O texto central em laranja, composto por duas frases verbais, apresenta afirmações, o que as caracteriza como declarativas afirmativas. Alternativa 4: A frase que inicia a propaganda, a qual classifica-se como interrogativa, apresenta um questionamento direcionada ao leitor acerca do tema. Alternativa 5: A frase "O que é intolerância religiosa", tendo em vista características como a presença do ponto de interrogação, verbo de ligação e pronome interrogativo, classifica-se como interrogativa.
Respostas
Resposta:
alternativa l
Explicação:
acachei mais clara, porém n tenho certeza .
Resposta:
Alternativa 3: O texto central em laranja, composto por duas frases verbais, apresenta afirmações, o que as caracteriza como declarativas afirmativas.
Explicação:
Alternativa 1 - ERRADA: a frase não é uma ordem, pois os verbos não estão no imperativo.
Alternativa 2 - ERRADA: o período composto não é caracterizado pela presença de mais de um núcleo do sujeito.
Alternativa 4 - ERRADA: a pergunta não é direcionada ao leitor, visto que ela é respondida logo abaixo.
Alternativa 5 - ERRADA: para caracterizar uma pergunta, não é necessário, exclusivamente, a presença de ponto de interrogação, verbo de ligação e pronome interrogativo. Temos perguntas indiretas (sem ponto de interrogação), outros verbos podem aparecer em perguntas e podemos usar advérbios interrogativos também. Essa estrutura não é necessária/obrigatória.