Leia o texto a seguir. Para Orpheu Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias e, por isso, sentir é compreender, visto que o Universo não tem ideias. — Mas o que é sentir? Ter opiniões é não sentir. Todas as nossas opiniões são dos outros. Pensar é querer transmitir aos outros aquilo que se julga que se sente. [.. .] Agir é descrer. Pensar é errar. Só sentir é crença e verdade. Nada existe fora das nossas sensações. Por isso agir é trair o nosso pensamento. [...] Não há critério da verdade senão não concordar consigo próprio. O universo não concorda consigo próprio, porque passa. A vida não concorda consigo própria, porque morre. O paradoxo é a fórmula típica da Natureza. Por isso toda a verdade tem uma forma [?] paradoxal. [...] Afirmar é enganar-se na porta. Pensar é limitar. Raciocinar é excluir. Há muito que é bom pensar, porque há muito que é bom limitar e excluir. [...] Fernando Pessoa Considerando os termos sintáticos que formam o texto e a construção de sentidos a partir deles, analise as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas. I. Fernando Pessoa recorre, intencionalmente, em vários momentos de seu texto, a predicados nominais e predicativos. PORQUE II. Um de seus objetivos é explicar, por meio das palavras, certos sentimentos e ações do ser humano, demonstrando o existencialismo do autor, recurso presente, por exemplo, em “Afirmar é enganar-se na porta”, “Agir é descrer” e “Só sentir é crença e verdade”. É correto apenas o que se afirma em Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta: alternativa 4
Explicação:
ERRADO I. Fernando Pessoa recorre, intencionalmente, em vários momentos de seu texto, a predicados nominais e predicativos. A MAIORIA É VERBAL
PORQUE
CORRETO II. Um de seus objetivos é explicar, por meio das palavras, certos sentimentos e ações do ser humano, demonstrando o existencialismo do autor, recurso presente, por exemplo, em “Afirmar é enganar-se na porta”, “Agir é descrer” e “Só sentir é crença e verdade”.
A alternativa correta quanto à classificação das afirmativas sobre os termos sintáticos que formam o texto e a construção de sentidos a partir deles é a Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
Análise das afirmações sobre termos sintáticos:
I - A primeira afirmação está ERRADA, porque Fernando Pessoa recorre muitas vezes aos predicados verbais, e não aos predicados nominais.
II - A segunda afirmação está CORRETA, dado que Fernando Pessoa tenta explicar alguns dos sentimentos e ações das pessoas, evidenciado o existencialismo do mesmo, e este está presente em todos os trechos apresentados.
Veja mais sobre Fernando Pessoa:
https://brainly.com.br/tarefa/6163288