Respostas
Resposta:
Devido a sua experiência, lealdade e resultados obtidos!!!
Explicação:
Bartolomeu Dias fez parte da expansão das rotas de comércio de Portugal com os mercados orientais. Com a facilidade que os portugueses tinha de adentrar o oceano Atlântico por causa da localização do continente europeu, unido a outros fatores políticos, a exploração marítima era o principal meio de ascensão daquele povo por volta do ano de 1486.
O rei que governava Portugal durante esse período era Dom João II. Ele designou a Bartolomeu Dias a missão de criar relacionamentos com o rei africano Prestes João. Foi também atribuído a ele a tarefa de explorar o continente africano, encontrando a melhor rota para se ter acesso à Índia.
Ambicioso, Bartolomeu Dias tornou essa a missão como sua vida e começou uma aventura que tinha um grande objetivo: torna-se capitão e homem de confiança do rei.
Para essa grande expedição foram destinadas duas caravelas de 50 toneladas e uma naveta auxiliar, que seguiram o percurso: Angra dos Ilhéus e Cabo. Sem saber o que encontraria exatamente e sem porto para desembarcar, apesar de toda experiência, Bartolomeu Dias e a tripulação ficaram à deriva por volta de 13 longos dias. Isso aconteceu por causa de uma forte tempestade que caiu na região.
Quando a tempestade cessou, o português seguiu para o norte da África, que parecia ser bem maior do que o esboçado pelos mapas. Nesse momento, Bartolomeu Dias se deu conta que atravessou o continente africano até o extremo sul, local que batizou como Cabo da Tormenta por causa da tempestade que os atingiu e pelos dias ruins que passaram.
A ousadia de Dias impressionou o rei Dom João II e abriu vasta trilha econômica para Portugal, que a partir de então tinha caminho alternativo de comércio com o Oriente. Apesar de todos esses desdobramentos, o marinheiro não foi indicado para outra grande expedição.