Instrução: A questão a seguir refere-se ao texto adaptado do site http://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/3589/4766.
Na obra Philosophy in the Flesh: The Embodied Mind and Its Challenge To Western Thought, os autores apontam as três maiores descobertas das ciências cognitivas: a mente é corporificada, o pensamento é em parte inconsciente e os conceitos abstratos são em parte metafóricos. Analisadas em detalhes, estas descobertas mostram a inconsistência de questões centrais da filosofia ocidental apontando a necessidade de revisão de parte da filosofia analítica anglo-americana e pós-modernista. Para isto, abordam a visão de filósofos em diferentes épocas, as implicações das descobertas da ciência cognitiva na existência humana e na revisão de conceitos sobre o corpo, a mente e seus enlaces.
Por mais de dois milênios, a razão tem sido a definidora das características dos seres humanos. Inclui a capacidade de inferência lógica e a habilidade para condutas: inquirir, resolver problemas, avaliar, criticar, deliberar sobre como agir e alcançar uma compreensão de nós mesmos, de outras pessoas e do mundo. Uma mudança na compreensão de razão é, portanto, uma mudança na compreensão de nós mesmos.
O tema central discutido por Lakoff e Johnson é o entendimento da razão segundo as ciências cognitivas a partir dos estudiosos da segunda geração. As pesquisas explicam o realismo corporificado, o inconsciente cognitivo e o papel da conceitualização e dos questionamentos, sendo estes intencionais e representacionais. Estas ações dependem dos órgãos sensoriais, da habilidade para nos mover e manipular objetos, da estrutura cerebral, da cultura e outras interações com o ambiente. Este corpo transitório ocorre em nível neural, em nível fenomenológico e também no inconsciente cognitivo.
Este tema é contemporâneo e tem provocado polêmicas entre adeptos da filosofia ocidental tradicional e os novos entendimentos de corpo. Defendendo suas ideias, os autores recorrem a argumentos das ciências cognitivas e da neurociência. Eles afirmam que a razão está no corpo, se concretiza a partir da natureza dos cérebros, corpos e experiências sensório-motoras, sendo construída pelas peculiaridades do corpo humano, pelos detalhes da estrutura neural e pelas especificidades da função cotidiana no mundo.
Assinale a alternativa que substitui, sem perda de sentido, no texto, os termos sublinhados no trecho abaixo.
Analisadas em detalhes, estas descobertas mostram a inconsistência de questões centrais da filosofia ocidental apontando a necessidade de revisão de parte da filosofia analítica anglo-americana e pós-modernista.
a)firmeza; analise
b) incerteza; nova leitura
c)duvida; critica
d)incontasncia, anulaçao
e)constancia; anulaçao
Respostas
respondido por:
4
Resposta: incerteza; nova leitura
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás