Respostas
Resposta:
Na arquitetura da primeira metade do século XIX, a tendência neoclássica foi inicialmente imposta, já presente na segunda metade do século XVIII, mas, concomitantemente à difusão da sensibilidade romântica e ao consequente interesse pelo historicismo, logo surgiram tendências arquitetônicas.
Explicação:
Resposta:
As principais características da arquitetura do século XIX eram a prevalência do renascimento gótico, o uso do ferro fundido e a tentativa de tornar os edifícios mais racionais.
A primeira característica notável da arquitetura do século XIX foi o reavivamento gótico. Tornou-se popular na Inglaterra no segundo quartel do século, depois que um gosto por ela surgiu entre os jovens artistas interessados na arte e arquitetura medieval. A popularidade da ficção romântica também contribuiu para sua ascensão, pois escritores como Sir Walter Scott voltaram-se para temas medievais. O estilo em si foi fortemente influenciado pelo trabalho de Horace Walpole, que construiu a Strawberry Hill House em 1749. Sua popularidade aumentou uma segunda vez no final do século XIX com a publicação de uma série de livros de A.W.N. Pugin, que defendia que os arquitetos deveriam retornar aos estilos medievais porque eles eram mais adequados ao cristianismo do que os estilos clássicos como a arquitetura grega e romana. Por fim, o Renascimento Gótico permaneceu popular em grande parte da Europa até a Primeira Guerra Mundial.
A segunda característica notável é o uso do ferro fundido. Tornou-se popular como material de construção a partir de 1800, porque permitiu aos arquitetos criar edifícios maiores usando menos material do que nunca (a Torre Eiffel não teria sido possível sem o ferro fundido). O ferro fundido também tornou os edifícios mais leves.
Explicação: