Respostas
Resposta:
De modo geral, essas imposições costumam ser repressivas e ligadas a comportamentos violentos, valorizando a força física e transformando as emoções em um sinal de fraqueza. Por isso, afetam a vida dos homens em diversos aspectos e, inclusive, são capazes de perpetuar casos de homofobia, estupro e misoginia.
Oii Claw,tudo bem?Vamos lá.
Masculinidade tóxica se refere à noção de que um determinado conjunto de valores, ideias, comportamentos e características biopsicossociais associadas a indivíduos do gênero masculino, e incentivadas culturalmente, poderiam trazer consequências nocivas para a sociedade como um todo, inclusive para os próprios homens.
O conceito centra-se na ideia de que alguns traços culturais associados à masculinidade são arcaicos, perpetuando a homofobia, a tendência à violência, a hipercompetitividade e o desejo de dominação. Um estudo publicado no Journal of School of Psychology define a masculinidade tóxica como “a constelação de traços socialmente regressivos [masculinos] que servem para promover a dominação, a desvalorização das mulheres, a homofobia e a violência gratuita”.
De acordo com os valores masculinos tóxicos tradicionais, um homem que não exibe o suficiente dessas características pode não ser um “homem de verdade”. A ênfase exagerada nesses traços pode levar a desequilíbrios prejudiciais em indivíduos que tentam corresponder a essas expectativas. Alguns exemplos incluem:
Comportamento violento
Agressão sexual
Indiferença, apatia e supressão de emoções
Hipercompetitividade
Necessidade de dominar ou controlar os outros
Tendência ou glorificação da violência
Isolamento
Baixa empatia
Machismo e sexismo
Espero que ajude,um beijo!!