Respostas
Resposta:
A conexão entre a linguagem e a mitologia não é aquela que muitas vezes vem à mente, especialmente em um mundo onde passamos mais tempo mandando mensagens de texto do que falando. Mas os dois estão, na verdade, muito entrelaçados.
Na verdade, a noção de mitos e linguagem como entidades separadas é relativamente nova. Em seu livro sobre mitologia, Joseph Campbell descreve como as culturas antigas viam as duas como uma e a mesma: o ato de falar era uma maneira de criar ou recriar o mundo ao seu redor.
É fácil ver como isto funcionaria: se você tem uma história que conta uma época em que não havia luz, mas então um deus apareceu e trouxe luz ao mundo com um grande relâmpago, de repente você tem uma explicação para de onde vem o relâmpago. Mas não pára por aí: ao descrever um raio em palavras, você está trazendo-o à existência ainda mais plenamente em sua própria mente. E quando outras pessoas ouvirem suas palavras, elas também serão capazes de entender um pouco melhor aquele raio de luz no céu - talvez até mesmo vê-lo como algo bonito em vez de assustador.
Isso não quer dizer que todos os mitos sejam verdadeiros - apenas significa que a linguagem tem poder sobre nossa percepção.
A linguagem sempre desempenhou um poderoso papel na experiência humana. Ela tem sido usada para construir impérios, travar guerras e elevar o espírito humano. Nos tempos antigos, a língua era tão importante que cada cultura procurava explicar sua origem mitologizando-a.
Um desses mitos é a história de Ísis, uma deusa egípcia que reinou sobre todas as coisas na criação - inclusive sobre a linguagem. Seu marido Osíris foi morto por seu irmão Set, que cortou seu corpo em pedaços e os espalhou pelo Egito. Ísis reuniu cada pedaço do corpo de seu marido e voltou a juntá-lo, respirando nova vida em seus pulmões com seu próprio fôlego.
Em celebração a esta reunião, ela deu uma festa e convidou todos os deuses a comparecerem. Um dos participantes foi Thoth, deus da sabedoria e do conhecimento e juiz dos mortos, que decidiu que daria a Osíris um presente para ajudá-lo quando ele fizesse a viagem através do submundo: a linguagem.
Este conto é um dos muitos que ilustram como a linguagem é altamente valorizada na cultura humana; até mesmo os deuses reconheceram sua importância!
Explicação: