Respostas
Resposta:
MONARQUIA
1- COROA IMPERIAL 2-MANTO 3-PENA DA ABOLIÇÃO
REPÚBLICA
1- BANDEIRA NACIONAL 2-HINO NACIONAL 3-SELO NACIONAL
Explicação:
MONARQUIA
1- A Coroa Imperial, símbolo do poder e legitimidade do monarca, assim como do próprio Estado, é a uma das joias mais importantes já feita nas Américas. Era utilizada apenas durante a cerimônia de Coroação e na Abertura e Fechamento dos trabalhos na Assembleia Geral, na cerimônia chamada de “Fala do Trono”.
A primeira coroa brasileira, utilizada para a coroação de Dom Pedro I, foi desmontada em 1840, para suas pedras preciosas serem utilizadas na composição da nova Coroa Imperial de Dom Pedro II, pois o Segundo Reinado era tido como um recomeço para o Império Brasileiro.
2- Manto Imperial do Brasil era utilizado juntamente com a Coroa Imperial e o Cetro Imperial durante cerimônias solenes da Abertura e Fechamento dos trabalhos na Assembleia Geral, quando Imperador proferia a “Fala do Trono”, e durante a Coroação.
O Manto Imperial, com a murça de penas de galo-da-serra foi confeccionado para a Coroação de Dom Pedro I em 1822. Em forma de poncho e com a murça de penas, era muito diferente dos tradicionais mantos europeus vermelhos ou azuis com pelagem de arminho. O poncho das vestes era de veludo verde escuro, sua parte interna era forrada de cetim amarelo, as cores nacionais; por fora em fios de ouro estavam bordados, ao redor, ramos de cacau e tabaco; no centro uma série de Serpes, representando a Real e Imperial Casa de Bragança, esferas armilares, antigo símbolo do Reino do Brasil, e por fim estrelas, simbolizando o novo Império.
A murça do Manto Imperial era feita de penas, primeiramente de galo-da-serra, sendo refeita durante o Segundo Reinado por penas de papo de Tucano, ambas amarelas. A confecção da primeira murça é atribuída a um comerciante que a encomendou aos índios Tirió e com ela presenteou o Imperador.
3-Reveste-se também de grande significado a pena utilizada pela Princesa Imperial Regente Dona Isabel para assinar a abolição da escravatura no Brasil. Simboliza o amor do Povo Brasileiro à Princesa Imperial e o ativismo desta com o abolicionismo.
A Pena da Abolição foi um presente do Povo à Princesa Isabel, pois quando se soube que o projeto de abolição seria aprovado pelo Parlamento, foi iniciada uma campanha de subscrição pública, tanto por políticos quanto por cidadãos comuns, principalmente por parte de escravos fugitivos e alforriados do Quilombo do Leblon, para a compra da valiosa pena. A peça é feita inteiramente com ouro 18 quilates, cravejada com 27 diamantes e outras 25 pedras preciosas,
REPÚBLICA
1- A bandeira nacional foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. Ela foi inspirada na bandeira do Império brasileiro. A cor verde representa a Casa de Bragança, da família real portuguesa, e a cor amarela representa os Habsburgos, a família da imperatriz Leopoldina. Além disso, as cores retratam às riquezas do país: verde das matas e florestas, amarelo das riquezas minerais, o azul do céu e o branco a paz.
“Ordem e Progresso”, lema escrito na bandeira, tem inspiração na filosofia positivista. As estrelas simbolizam os 26 estados e o Distrito Federal. A disposição delas representa a constelação Cruzeiro do Sul, no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, quando foi Proclamada a República do Brasil.
2- O Hino Nacional foi composto por música de Francisco Manoel da Silva e poema de Joaquim Osório Duque Estrada, para celebrar a Independência do Brasil (1822), e se tornou oficial durante as comemorações de 100 anos de independência, em 1922. Ele é cantado em solenidades e eventos oficiais do governo, aberturas de eventos cívicos, patrióticos, culturais, esportivos, escolares e religiosos. O hino também é reproduzido durante o ritual de hasteamento da Bandeira Nacional.
3-O Selo Nacional, também foi criado em novembro de 1889, no governo de Marechal Deodoro da Fonseca. O selo do Brasil é baseado na esfera da Bandeira Nacional, representado por um círculo tendo em volta as palavras “República Federativa do Brasil”. Ele é usado para autenticar documentos oficiais, atos de governo, diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas.