O objetivo geral da clonagem de um gene é alterar as sequências em torno do gene clonado de modo a "enganar" o organismo hospedeiro para produzir o produto proteico do gene, muitas vezes em níveis muito altos. Esse princípio é aplicado na produção de insulina, que é sintetizada a partir de bactérias, em especial a Escherichia coli, onde o gene de interesse é inserido para ser replicado.
COX, M.M.; DOUDNA, J.A.; O'DONNELL, M. Biologia Molecular: Princípios e Técnicas. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012 (adaptado).
Com ralação ao texto acima e a clonagem gênica, avalie as afirmações abaixo:
I. Os genes podem ser clonados utilizando-se bactérias.
II. A inserção de um fragmento de DNA em um plasmídeo bacteriano é feita através de uma enzima de restrição.
III. A proteína de interesse, após ser expressa pelas bactérias, pode ser diretamente utilizada, sem passar por outros processos bioquímicos.
É correto o que se afirma em
Respostas
Resposta:
Alternativa 3:
Explicação:
I e II, apenas.
A afirmativa III está errada, pois: Depois que a proteína de interesse é produzida,ela deve ser purificada, ou seja, separada de outras moléculas celulares que não são de interesse. Esse processo acontece por técnicas bioquímicas.
Os genes podem ser clonados usando bactérias através dos métodos de transgenia. Esse processo é feito com uma enzima de restrição. Essa enzima é capaz de seccionar um determinado gene (I e II estão corretas).
E esse gene será expressado?
Sim, ele será, e uma proteína será produzida, o problema é que essa proteína precisa passar por alguns tratamentos para ser viável, já que outras proteínas estarão junto a ela.
Mas esse processo é importante, é assim que a insulina e outros hormônios sintéticos são produzidos.
Venha estudar mais sobre a transgenia
https://brainly.com.br/tarefa/25639226
https://wa.me/+5588993768255?text=OIIIIIIII