Propor situações-problemas para crianças no início do processo de alfabetização é algo muito novo para a maioria dos educadores. O professor deve auxiliar o aluno nesse processo de resolução de problemas e saber que cada criança encontrará uma solução, que é singular, reflexo de suas vivências e experiências. Propor esse tipo de atividade no ensino de Matemática possibilita que as crianças não leitoras tenham um contato significativo com a Matemática. A respeito do ensino de Matemática baseado na resolução de problemas para crianças não leitoras, analise as afirmativas a seguir:
Respostas
Resposta:
E - todas estão corretas.
Explicação passo a passo:O mais importante no trabalho com situações-problemas são as diferentes conclusões elaboradas pelas crianças e não saber se elas acertaram ou erraram. Saber ouvir a resposta dos colegas faz parte do aprendizado no contexto escolar. A interação com outras crianças e com a forma de pensar matematicamente de cada uma delas favorecem a construção do conhecimento matemático. O desenho auxilia o desenvolvimento de alternativas de resolução, explicitando o pensamento da criança sem que para isso seja preciso utilizar estruturas operatórias.
Resposta:I- O trabalho com situações-problemas para crianças não leitoras permite que as crianças expressem suas conclusões, sem a preocupação de estarem certas ou erradas.
II- Desenvolve nas crianças a prática da escuta, uma vez que precisam ouvir as respostas dos colegas, e não só informar a sua resposta a eles.
III- Será na reflexão das suas respostas e das respostas de seus colegas que a criança terá a oportunidade de construir as bases para o seu conhecimento matemático.
IV- Com o auxílio do desenho, é possível encontrar alternativas que mostrem o pensamento da criança para chegar a determinada solução.
Está CORRETO apenas o que se afirma em: E) I, II, III e IV.
Explicação passo a passo:
E) I, II, III e IV.
O mais importante no trabalho com situações-problemas são as diferentes conclusões elaboradas pelas crianças e não saber se elas acertaram ou erraram. Saber ouvir a resposta dos colegas faz parte do aprendizado no contexto escolar. A interação com outras crianças e com a forma de pensar matematicamente de cada uma delas favorecem a construção do conhecimento matemático. O desenho auxilia o desenvolvimento de alternativas de resolução, explicitando o pensamento da criança sem que para isso seja preciso utilizar estruturas operatórias.