Existem situações em que recebemos estímulos que nos são desagradáveis. Nessas situações utilizamos mecanismos de defesa que interferem no modo como percebemos os estímulos. Sobre esse assunto, leia as assertivas que seguem:
I) Para Freud, a defesa é a operação pela qual o ego, de maneira consciente, arquiva na consciência os conteúdos indesejáveis.
II) O mecanismo de defesa “projeção” consiste em projetar algo de si no mundo externo sem perceber que aquilo que foi projetado é algo seu que considera indesejável.
III) A utilização do mecanismo de defesa “recalque” configura-se pela supressão de uma parte da realidade, assim, o indivíduo não “vê”, não “ouve” parte do que está acontecendo.
IV) Ao utilizar o mecanismo “racionalização”, o ego coloca a razão a serviço do irracional, criando uma argumentação intelectualmente convincente como justificativa aos estados “deformados” da consciência.
A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Somente II e III estão corretas.
Alternativa 2:
Somente I, II e III estão corretas.
Alternativa 3:
Somente I, II e IV estão corretas.
Alternativa 4:
Somente II, III e IV estão corretas.
Alternativa 5:
Todas as afirmativas estão corretas.
Respostas
respondido por:
0
Os mecanismos de defesa são ações do ego para proteger a consciência, ele consegue “esconder” o que é indesejável, mas deixando alguns componentes escaparem, como a projeção e o recalque, já a racionalização usa a parte racional da mente para tornar o irracional em algo lógico (alternativa 5).
Por que a mente tem essas mecanismos de defesa?
Traumas muito graves e que poderiam causar danos precisam ser escondidos, e são, mas não totalmente.
A projeção e o recalque deixam expressões saírem da mente para o meio externo, já a racionalização tenta argumentar logicamente um comportamento irracional.
Venha estudar mais sobre o id, o superego e o ego
https://brainly.com.br/tarefa/29360868
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás