Respostas
A membrana plasmática
As células procarióticas e eucarióticas têm uma membrana plasmática, uma dupla camada de lipídios que separa o interior da célula do ambiente exterior. Essa dupla camada consiste em grande parte de lipídios especializados chamados de fosfolipídios.
Um fosfolipídio é feito de uma cabeça de fosfato hidrofílica, atraída pela água, com duas caudas de ácidos graxos hidrofóbicas, que repelem água. Os fosfolipídios espontaneamente se organizam em uma estrutura de dupla camada, com suas caudas hidrofóbicas apontando para dentro e suas cabeças hidrofílicas viradas para fora. Essa estrutura de duas camadas, energeticamente favorável, chamada de bicamada fosfolipídica, é encontrada em muitas membranas biológicas. [Aproximação de um fosfolipídio]
Como mostrado abaixo, as proteínas também são importantes componentes da membrana plasmática. Algumas delas atravessam toda a membrana, servindo como canais ou receptores de sinais, enquanto outras são apenas um anexo da borda. Tipos diferentes de lipídios, como colesterol, podem ser encontrados na membrana celular e afetar sua fluidez.
A parte da célula chamada de citoplasma é um pouco diferente em eucariontes e procariontes. Em células eucarióticas, que têm um núcleo, o citoplasma é tudo entre a membrana plasmática e o envelope nuclear. Em procariontes, que não têm núcleo, o citoplasma significa simplesmente tudo que é encontrado dentro da membrana plasmática.
Um componente principal do citoplasma tanto em procariontes quanto em eucariontes é o citosol gelatinoso , uma solução à base de água que contém íons, pequenas moléculas, e macromoléculas. Nos eucariontes, o citoplasma inclui organelas envoltas por membranas, suspensas no citosol. O citoesqueleto, uma rede de fibras que sustentam a célula e dão sua forma, também é parte do citoplasma e ajuda a organizar os componentes da célula.
Apesar de o citosol ser em grande parte água, tem uma consistência quase sólida, como gel, por conta das várias proteínas nele suspensas. O citosol contém um rico caldo de macromoléculas e pequenas moléculas orgânicas, incluindo glicose e outros açúcares simples, polissacarídeos, aminoácidos, ácidos nucleicos e ácidos graxos. Íons de sódio, potássio, cálcio, e outros elementos também são encontrados no citosol. Muitas reações metabólicas, incluindo a síntese proteica, acontecem nesta parte da célula.