Respostas
Resposta:
Atenas e Esparta eram duas das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga. Os dois eram semelhantes em muitos aspectos, mas também tinham algumas grandes diferenças, especialmente quando se tratava de classe social.
Em Atenas, os homens que possuíam terras e pagavam seus impostos tinham direitos políticos e liberdade. Eles podiam escolher membros do Senado, votar em leis e ocupar eles mesmos cargos públicos. Mulheres, escravos e estrangeiros (chamados metics) não tinham estes direitos.
Em Esparta, somente cidadãos plenos tinham direitos políticos e liberdade. Esses cidadãos eram chamados homoioi (que significa "iguais") e representavam apenas 10% da população. Seu status era decidido tanto pela riqueza quanto pelo nascimento; ambos os critérios tinham que ser cumpridos para que se tornassem um homoioi. As mulheres não podiam se juntar a este grupo, mas tinham mais direitos do que as mulheres em Atenas. Elas podiam herdar propriedades de seus pais ou maridos, possuir escravos, tomar medidas legais para si mesmas, administrar negócios e até mesmo divorciar-se de seus maridos se estivessem infelizes com o casamento!