A enfermagem, por prestar assistência direta a pacientes e familiares, é uma das equipes mais afetadas em seu processo de trabalho em emergência devido à pressão por produtividade, tendo que se adaptar as exigências impostas pela organização e pelos próprios usuários. A precarização das condições de trabalho decorrente do déficit de pessoal e recursos materiais acarreta insatisfação, desmotivação e estresse ocupacional às equipes, tanto pela carga de trabalho, como pela especificidade da atividade. Assim, a urgência de maior produtividade associada à redução contínua do contingente de trabalhadores, à pressão do tempo e, ao aumento da complexidade das tarefas podem gerar tensão, fadiga e esgotamento profissional, constituindo-se em fatores de risco psicossocial, que implicam em grandes exigências combinadas com recursos insuficientes para o seu enfrentamento.
OLIVEIRA, E.B.et al. Trabalho de enfermagem em emergência hospitalar - riscos psicossociais: pesquisa descritiva. Online Brazilian Journal of Nunsing, v. 12, n. 1, 2013 (adaptado).
Considerando seus conhecimentos sobre os riscos psicossociais relacionados a área da saúde, analise as afirmativas a seguir:
I. Os profissionais da área da saúde são expostos a riscos psicossociais, que são evidenciados devido aos processos de trabalho inadequados e condições de trabalho precárias, principalmente no ambiente hospitalar.
II. Os profissionais da área da saúde encontram-se expostos diariamente aos riscos psicossociais, que frequentemente são o estresse e Síndrome de Burnout (SB), consumindo sua força de trabalho e desencadeando estresse ocupacional.
III. Os profissionais da área da saúde estão expostos a situações de estresse que pode ultrapassar os níveis adaptativos e tornar-se crônico, interferindo diretamente nas capacidades vitais do trabalhador, causam tensão, fadiga, desmotivação e comprometem a saúde do grupo.
IV. Os profissionais da área da saúde, que são expostos aos riscos psicossociais, são submetidos a situações de estresse no ambiente de trabalho, não havendo, portanto, medidas de prevenção para os riscos psicossociais, pois, não há como identificar as origens do estresse no ambiente de trabalho.
É correto o que se afirma em
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
II, III.
O excesso de trabalho, pode sim causar problemas psicosociais e emocionais, devido ao estresse.
Espero ter ajudado você!
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
respondido por:
0
Resposta:
I,II,III,IV
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
wa.me/+5588993768255?text=PRECISO%20DE%20AJUDA