1)o que o colono Thomas davatz critica neste trecho do livro?
2)Como funcionava o sistema de parceria e por quem foi induzido?
3) quais as razões do fracasso do sistema de parceria?
Respostas
1)O colono Thomas Davatz critica as promessas que foram feitas para os colonos que vieram para o Brasil de obter terras próprias mas que não foram cumpridas, pois quando chegavam no Brasil estavam endividados pelas despesas da viagem.
2)O sistema de parceria funcionava através do financiamento da vinda dos imigrantes europeus para o Brasil pelos cafeicultores que pagavam pelo transporte dos trabalhadores europeus para se estabelecerem como empregados nas fazendas de café.
3)As razões para o fracasso do sistema de parceria foram o grande endividamento dos trabalhadores e as condições de trabalho semelhantes à escravidão.
O empregador custeava todas as despesas dos trabalhadores e sua alimentação nas fazendas, cobrando juros sobre os valores devidos, o que mantinha as pessoas presas à terra com uma dívida que era praticamente impossível de ser paga pelos trabalhadores.
O sistema de parceria para a imigração no Brasil
O sistema de parceria foi adotado no Brasil durante o Segundo Reinado para incentivar a vinda de imigrantes europeus para o Brasil. As despesas do imigrante eram custeadas pelo empregador. Os valores deveriam ser pagos após a colheita do café.
Mas como o cultivo leva em média cerca de 5 anos para produzir café, durante esse tempo, as dívidas com os empregadores aumentavam sendo impossíveis de serem pagas pelas famílias, o que resultou em revoltas e o fracasso do sistema.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre o sistema de parceria em: https://brainly.com.br/tarefa/3724220