PERGUNTA 1 A proposta de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky que resultou no livro A psicogênese da língua escrita (1985) tem como marcos conceituais a psicologia genética e a psicolinguística. Essas correntes teóricas têm como principais representantes, respectivamente:
Respostas
Resposta:
Jean Piaget e Noam Chomsky.
Explicação:
Em “A psicogênese da língua escrita”, as autoras Emilia Ferreiro e Ana Teberosky embasaram seus estudos na psicologia genética e na psicolinguística. Sobre estas correntes teóricas, podemos afirmar:
- A psicologia genética foi desenvolvida por Piaget e afirma que como age a inteligência e a construção do conhecimento pelos homens, tanto individual quanto conjuntamente. Busca explicar os processos e as etapas por meio das quais é possível adquirir conhecimentos.
- A psicolinguística foi criada por um grupo de psicólogos e linguistas, entre eles Osgood, Miller e Noam Chomsky. É o ramo dos estudos linguísticos que buscam explicar as conexões que podem ser feitas entre o conhecimento e o uso de uma língua.
Psicolinguística
Na psicolinguística, buscam-se explicações ao processo de aquisição de linguagem e ao processamento linguístico. Também são estudados os processos psicológicos que se relacionam ao modo pelo qual a mente humana processa os dados para o desenvolvimento da capacidade linguística. Estes estudos permitiram o avanço no conhecimento a respeito da aquisição e uso da língua, além da melhor compreensão dos processos neurais em torno desta aprendizagem.
Saiba mais sobre Psicolinguística em:
https://brainly.com.br/tarefa/15100164
#SPJ2